Foto: flickr.com/photos/lesterpubliclibrary

O Ciência sem Fronteiras (CsF) publicou dois guias para auxiliar os candidatos às bolsas. O programa tem inscrições abertas até 20 de maio.

São perguntas e respostas para esclarecer dúvidas frequentes, que vão desde o perfil dos candidatos e as áreas contempladas até benefícios concedidos, duração da bolsa e documentos e prazos de envio das propostas.

As modalidades contempladas pelo manual são Pesquisador Visitante Especial (PVE) e Atração de Jovens Talentos (BJT).

A PVE é uma bolsa especial com caráter duradouro, na qual o pesquisador assume o compromisso de vir ao Brasil com regularidade previamente definida e a receber estudantes e pesquisadores brasileiros no seu laboratório.

Já o auxílio para BJT pretende trazer jovens cientistas ao Brasil. Os candidatos devem ser jovens pesquisadores doutores residentes no exterior que tenham destacada produção científica e tecnológica.

Pelo programa, os brasileiros que participarem do CsF poderão ainda fazer estágio no exterior. As áreas mais visadas são as de ciência, tecnologia e inovação.

A meta do governo é oferecer 101 mil bolsas de estudo até 2015. No total, 75 mil serão oferecidas pelo governo federal, as demais contarão com o apoio da iniciativa privada.