STARTUPS

Aliança da Lavca foca investimentos na AL

12/04/2018 13:47

A parceria reúne empresas como Google, Facebook, Movile, Globant, Riverwood e Telefónica Open Future.

Julie Ruvolo, diretora de VC da LAVCA. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Associação de Capital Privado e Fundos de Investimento da América Latina (LAVCA) acaba de lançar a “Coalición Latinoamericana para compañías tecnológicas en Crecimiento”, que reúne as companhias Google, Facebook, Qualcomm Ventures, Movile, Globant, Riverwood Capital, Anchor Industry Group e Telefónica Open Future.

A coalizão busca criar infraestruturas de valor e melhorar o acesso à informação e às boas práticas da comunidade de startups em fase inicial.

“As startups da América Latina estão gerando um interesse crescente em alguns dos maiores investidores em startups globais, e simultaneamente, estamos presenciando um aumento na atividade de OPI em companhias avaliadas em mais de U$ 1,1 bilhão. Há sinais claros de que as companhias tecnológicas da região estão amadurecendo: Nubank e 99 alcançaram o estado de unicórnio nos últimos três meses”, diz Julie Ruvolo, diretora de VC da LAVCA.

Segundo a associação, a startups da América Latina receberam U$ 1,1 bilhão em investimentos de fundos de capital de risco no último ano. A cifra é recorde e representa o dobro dos investimentos realizados em 2016. 

O interesse internacional pela região também cresceu significativamente e o número de investidores que comprometeram aportes com startups latino-americanas mais que duplicou no último ano.

“O ecossistema tecnológico na América Latina é muito relevante. Através da colaboração com nossos homólogos nessa aliança temos visto que podemos impulsionar de forma mais efetiva o crescimento das startups, a inovação tecnológica e a criação de trabalho num momento em que o desenvolvimento da região está girando em direção a um novo modelo”, relata Pedro Less Andrade, do Google.

Para Alejandro Scannapieco, CFO da Globant, o momento exige que as grandes corporações e as companhias tecnológicas locais trabalhem conjuntamente para desenvolver uma agenda compartilhada em benefício do ecossistema empreendedor.

“A digitalização é fundamental para o progresso econômico e a criação de emprego em qualquer país; e tomar parte dessa iniciativa é um exemplo do compromisso da Telefónica a América Latina. Por isso, estamos muito contentes de poder nos unir a nossos aliados nesta coalizão, já que nosso objetivo é seguir apoiando o talento local e as novas companhias que estão surgindo sob um ecossistema de inovação aberta”, completa Miguel Arias, diretor Global da Telefónica Open Future.

A LAVCA busca apoiar o crescimento dos investidores de capital privado na América Latina e no Caribe. A associação reúne mais de 180 companhias, entre empresas mundiais de investimento na região até gestores de fundos locais, companhias familiares, fundos de saúde e planos de pensão. 

Os membros controlam um total de mais de US$ 65 bilhões em ativos dedicados à capitalização e ao crescimento das empresas latino-americanas.

Veja também

CARREIRA
Idemia tem novo líder na América Latina

Marcelo Bellini Garcia ocupou posições de liderança na antiga Morpho por 20 anos.

LIDERANÇA
SAS tem novo VP na América Latina

Marvio Portela substitui Conrado Leister, que foi para o Facebook. 

CARREIRA
Unisys tem novo líder na América Latina

Eduardo Almeida assume a função após passar apenas quatro meses na Genesys.

GOVERNO
Manual permite replicar Pitch Gov

Novo guia quer auxiliar órgãos públicos do país a implantar programas de parcerias com startups.

LIDERANÇA
EqSeed tem novo sócio

Anthony Ian McCourtney se junta ao comando da empresa.

TRANSPORTE
CNT apoia startups com BMG UpTech

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) acaba de lançar o edital do programa Conecta.