Banco Volkswagen usa SAP. Foto: divulgação.

O Banco Volkswagen anunciou a adoção das plataformas de Balanced Scorecard (BSC) e Business Intelligence da SAP para ganhar agilidade em seus processos estratégicos, em um projeto realizado pela Sonda IT.

O projeto, orçado em R$ 3 milhões, envolveu a migração de dados estratégicos para a plataforma SAP BusinessObjects (BO), além de sistematizar o processo do planejamento estratégico através da ferramenta SAP Strategy Management (SSM).

Antes, uma reunião de estratégia do comitê executivo do Banco Volkswagen era apresentada através de planilhas de Excel. Além disso, os relatórios eram gerados em uma plataforma de BI que não suportava a integração com a gestão da estratégia, cenário que, consequentemente, limitava o monitoramento da performance.

"Para por fim a este entrave, o Banco decidiu trazer novos instrumentos de apoio e buscou um novo modelo de gestão analítica", afirmou a companhia em nota.

A primeira etapa do projeto, finalizada em outubro do ano passado, teve como finalidade a implantação da plataforma de BSC (Balanced Scorecard) através da ferramenta SAP Strategy Management (SSM).

"Tínhamos uma carência maior em fazer o go-live da ferramenta estratégica, pois este ponto era mais crítico para a empresa”, explica a supervisora executiva de planejamento estratégico e BI do Banco Volkswagen, Elaine Pederiva.

Com a ferramenta em uso, a companhia conseguiu avançar na maturidade do Balanced Scorecard, comunicando a toda a organização por meio de um mapa estratégico, conforme destaca Pederiva.

"Todos os gestores têm acesso aos indicadores, projetos e metas estabelecidas. Com isso, podemos tomar decisões em tempo real para o crescimento do negócio”, pontua a supervisora executiva.

A segunda etapa do projeto, que visa o go-live do SAP BusinessObjects (BO), acontecerá até o final de abril.

Mesmo com apenas uma parte do projeto concluída, Pederiva comemora bons resultados, acrescentando que a satisfação rendeu a assinatura de um contrato de consultoria para a implementação de dashboards, com início em abril e vigor de um ano.

O projeto trouxe à subsidiária a qualidade de ser pioneira na utilização de plataformas analíticas. De acordo com a supervisora executiva, o uso de ferramentas SAP chamou a atenção da matriz da Volkswagen, na Alemanha.

"Isso prova que a operação brasileira abriu um novo caminho tecnológico para a organização, integrado e alicerçado nas melhores práticas de gestão”, avalia.

A aquisição das aplicações SAP se soma a outros investimentos do Banco Volkswagen na área de tecnologia. Em fevereveiro a instituição implantou ferramentas da SAS, multinacional tarimbada no mercado de softwares de gestão para bancos e instituições financeiras.

O banco adquiriu o Real Time Decision Manager e o Workflow & Decision Suport para flexibilizar a manutenção das políticas de crédito e organizar a quantidade de informações disponíveis para a mesa de crédito. O valor da implantação não foi revelado.

Em janeiro, a instituição aderiu à solução da Informatica Corporation para implantação da estratégia Best-in-class de gerenciamento de dados mestre (MDM).

Em mais de cinco décadas de atuação no Brasil, o Banco Volkswagen alcançou uma carteira de R$ 23,2 bilhões.

A Volkswagen Serviços Financeiros é formada pelo Banco Volkswagen, Consórcio Nacional Volkswagen e Volkswagen Corretora de Seguros. A empresa oferece produtos para facilitar o acesso a veículos comerciais e de passeio, e caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, além de automóveis Audi e motocicletas Ducati.