Altamiro Boscoli, sócio do Demarest Advogados, na premiação do Chambers Latin America Awards 2013.

O escritório Demarest Advogados, com o objetivo de centralizar as informações de clientes em um único ambiente virtual e aprimorar questões de relacionamento, adotou o sistema Dynamics CRM, da Microsoft. 

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília e Nova York, o escritório tem 650 funcionários. A Brasoftware, empresa parceira da Microsoft, e a SalesTalent Tecnologia, especializada em Dynamics CRM, foram as consultorias responsáveis.

A prospecção de novos clientes é uma das atividades que serão beneficiadas pela adoção do Dynamics CRM. Com a ferramenta, os advogados terão mais facilidade para entender se a defesa de um potencial cliente, por exemplo, pode conflitar com a de uma empresa já atendida. 

O sistema também prevê um módulo específico para prospecções, no qual será possível identificar a fase de uma negociação, o histórico de pagamento, entre outros detalhes.

Antes, cada sócio armazenava as informações de clientes no próprio Outlook, limitando o acesso de outros funcionários aos dados. 

A integração do Dynamics CRM com o sistema de gestão empresarial (ERP) já utilizado pelo escritório Demarest fez com que a ferramenta da Microsoft levasse vantagem em relação a concorrentes. 

Além do ERP, a integração com os contatos do Outlook, a familiaridade da plataforma Microsoft e a facilidade de uso do Dynamics CRM foram aspectos decisivos.

estiveram presentes desde o início das negociações, e identificaram as principais necessidades do Demarest.

De acordo com Nilson Busto, diretor de TI do Demarest, a expectativa é que todo o escritório tenha acesso ao sistema. “Isso prova que houve aderência ao CRM e que os colaboradores, mesmo com uma mudança cultural pela frente, entenderam a importância da solução”, diz o executivo. Aproximadamente 20 mil contatos já foram importados para o Dynamics CRM.  

A expectativa é que o cruzamento de todos esses dados também forneça informações estratégicas que possam ser usadas em campanhas de marketing e outras decisões da companhia. 

“A área de marketing, por exemplo, vai poder beneficiar amplamente do uso do Dynamics CRM. Antes, cada profissional tinha um ‘modus operandi’ sobre como gerir as oportunidades. Agora, vai haver um padrão definido”, diz Flavio Degrandi, diretor da SalestTalent Tecnologia.