O Guaíba está nas músicas e no mapa. Foto: divulgação.

Pelo jeito, o Poa Digital gosta de música. Depois de promover uma ação em que capas de cds de bandas gaúchas faziam o recorte de pontos da cidade através do Google Street View, o núcleo de comunicação digital agora está incluindo letras de músicas no Google Maps.

O plano da iniciativa é marcar no mapa letras de músicas que falam dos bairros, ruas e lugares da capital. São letras que falam do cotidiano e da cultura porto-alegrense.

As letras escolhidas vão desde Caetano Veloso, com a música em homenagem ao bairro Menino Deus, até bandas como Engenheiros do Hawaii e clássicos como "Deu pra Ti", da dupla Kleiton e Kledir. Artistas mais recentes, como Armandinho, também estão no mapa.

Ao mesmo tempo em que algumas músicas já estão geolocalizadas, a iniciativa também convida os internautas a ajudarem a preencher o mapa.

O Poa Digital é o núcleo de comunicação online da Prefeitura de Porto Alegre, vinculado ao Gabinete de Comunicação Social, que tem como objetivo promover e facilitar o diálogo entre cidadãos, representantes oficiais, coletivos e organizações locais.

Lançado em novembro do ano passado, a divisão liberou vinte conjuntos de dados referentes à cidade, com o objetivo de estimular o público - mais especificamente, empresas e jovens programadores - a criarem soluções tecnológicas como apps, usando as informações como base.