TNT Mercúrio migra dados com Ilegra. Foto: divulgação.

A TNT Mercúrio, empresa nacional do segmento de carga expressa, realizou um upgrade na infraestrutura de seus sistemas em hardware e software corporativos, em um trabalho realizado em colaboração com a gaúcha Ilegra.

O projeto envolveu a implementação de novos servidores, novo sistema operacional AIX e upgrade de banco de dados Oracle, com duração de sete meses e conclusão no primeiro trimestre de 2014.

Segundo destaca a transportadora, a premissa da iniciativa foi preparar os sistemas para atender o crescimento de negócio esperado para os próximos anos. No entanto, os investimentos não foram abertos.

Segundo Fernando Biehl, gerente de infraestrutura e suporte da TNT Mercúrio, a mudança trouxe ganhos de performance aos processos do negócio, como interações dos clientes pelo site, que melhoraram em até 60%.

Conforme destaca, os beneficiados são todos os clientes da corporação. Ações como consultar cargas, localizar mercadorias ou gerar relatórios no site da empresa, foram impactadas pela otimização dos sistemas, ficando mais rápidas para os clientes.

"Conseguimos ter um aumento na nossa produtividade. Nossa meta é ter mais clientes atendidos e atender as demandas presentes no planejamento estratégico de crescimento da corporação nos próximos anos”, afirma Biehl.

A parceria da TNT Mercúrio com a Ilegra data de 2008, quando a transportadora registrou um aumento de 100% nos acessos ao seu portal corporativo depois de uma reformulação conduzida pela integradora gaúcha.

Em fevereiro do ano passado, a TNT colocou à venda a Mercúrio, empresa gaúcha de logística que o grupo holandês adquiriu em 2007 por valor não divulgado, mas especulado por analistas na casa dos € 400 milhões. No entanto, o negócio não foi adiante.

No Brasil, a TNT Mercúrio atende mais de 5 mil cidades e 9 mil localidades, com um quadro de 7,2 mil funcionários e 4 mil veículos, distribuídos por 113 unidades em todo o território nacional.

Conforme últimos dados divulgados, a porto-alegrense Ilegra fechou 2012 com faturamento de R$ 15 milhões, aumento de 20% em relação ao ano anterior e acima do crescimento projetado pelo Gartner para a área de TI no Brasil - de 10% a 13%.