Unidades de saúde mineiras terão Office 365. Foto: divulgação.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), órgão público com 28 regionais entre gerências e superintendências, adotará o Office 365 em todos os escritórios para agilizar seus processos internos.

O projeto envolverá a implementação de 3,5 mil contas do pacote de produtividade online da Microsoft, em um esforço conjunto entre a SES-MG, Microsoft e a Compusoftware.

De acordo com a secretaria, o upgrade para a solução Office na nuvem atenderá à necessidade da divisão em ter um ambiente de cooperação na prevenção, promoção, preservação e recuperação da saúde da população.

"A SES-MG possui uma gama de programas, como a estruturação da rede de assistência farmacêutica, redução de mortalidade na infância e de desnutrição e a ampliação da qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde. Devido à importância da troca de informações entre os colaboradores para que o cidadão tenha acesso a serviços de qualidade, as ferramentas utilizadas para tal são fundamentais no processo", afirmou a entidade em nota.

Segundo Hélio Garcia Júnior, Assessor-Chefe de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o Office 365 terá um papel decisivo na otimização dos processos na secretaria.

"Com uma ferramenta totalmente baseada na nuvem, a expectativa é que o número de chamados técnicos diminua, o que reduzirá drasticamente o tempo de dedicação da equipe de Tecnologia da Informação em atividades como manutenções de servidores e suportes, para que se concentrem em projetos estratégicos", avalia o gestor.

Ao adotar o Office 365, a secretaria mineira se junta a outras entidades públicas e de assistência que também implementaram a solução em nuvem da Microsoft para otimizar processos.

Em fevereiro, o Sesi e Senai de São Paulo ingressaram na nuvem da Microsoft com adoção do Office 365 e Azure. A Brasoftware foi responsável pela implementação do projeto. Entre as razões para optar pela solução da Microsoft estava a capacidade da solução de acompanhar o crescimento e a expansão das atividades de ensino da instituição.

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), também implementou o Office 365 este ano para seus 1,2 mil funcionários. O investimento da empresa para a implantação do novo pacote, utilização e manutenção pelo período de três anos é de R$ 930 mil. A Gerência de Tecnologia da Informação (Geti) da empresa foi a área responsável pela implementação.