Rede de colégios tem cerca de seis mil funcionários e 45 mil alunos. Foto: divulgação.

O Grupo Educacional Bom Jesus, rede de escolas presente em cinco estados, migrou sua infraestrutura de TI com a Nutanix, especializada em computação em nuvem corporativa.

Após identificar necessidade de atualização, o grupo escolheu soluções para centralizar servidores e armazenamento, visando alinhar o ambiente dos sistemas e aprimorar a estratégia de disaster recovery.

Com o tamanho da rede de colégios, que conta com cerca de seis mil funcionários e 45 mil alunos, a dimensão estrutural e o número elevado de usuários exigia uma estrutura robusta e mais de um data center para armazenar toda a quantidade de dados.

Segundo a Nutanix, a infraestrutura de hiperconvergência diferenciada permitiu mais agilidade, maior desempenho e elasticidade, além da possibilidade de centralizar a operação na mesma camada de rede, que antes era dividida em dois data centers. 

Para atender à nova demanda, foram adquiridos seis blocos Nutanix em dois data centers, 24 nós em cada, com Acropolis Hypervisor (AHV) e as aplicações Prism, Calm e File Share.

Na primeira fase da implementação, foi realizada a migração e adaptação, enquanto na segunda buscou-se atender à demanda, com a aquisição de mais três blocos. Já para a terceira fase está prevista uma expansão com mais dois blocos.

Após um ano da implementação e instalação do projeto, com a migração de todo o workload, o ganho de performance ficou na casa de 40% e a redução de custos chegou a aproximadamente 30%. 

Dois storages foram desativados, aumentando espaço no data center e reduzindo o consumo de energia em cerca de 30%. Isso também gerou mudanças no sistema de refrigeração, pois o ambiente de TI passou a ter uma carga térmica muito menor.

A Nutanix explica que armazenamento, computação e rede geralmente têm as atuações separadas, mas na sua solução de hiperconvergência de infraestrutura, elas atuam de forma conjunta.

“É agilidade em todos os sentidos, pois com mais profissionais envolvidos há mais ideias e os processos ganham mais velocidade. Ou seja: é uma inovação bastante vanguardista”, afirma Maurício Ortiz, coordenador de operações de TI do Grupo Educacional Bom Jesus.

Segundo o grupo, a solução permite prever algumas ações com mais antecedência, o que faz aumentar o nível de assertividade. 

“A Nutanix conseguiu desenvolver uma solução dinâmica e segura, que atende à demanda do Grupo de maneira rápida, prática, simples e direta. É fácil de acoplar e demora menos tempo para adicionar caso a demanda indique essa necessidade”, explica Marcelo Bardi, CIO do Grupo Bom Jesus.

Atuando há mais de 120 anos no Brasil, o Grupo Bom Jesus possui 35 escolas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

“É muito gratificante para a Nutanix auxiliar o Grupo Bom Jesus. A modernização do ambiente de TI tornou os processos ainda mais dinâmicos para atender às demandas da transformação digital também na educação”, Leonel Oliveira, country manager da Nutanix no Brasil.

Fundada em 2009, a americana Nutanix é listada na Nasdaq e teve receita de US$ 1,2 bilhão no ano passado.