VAREJO

Linx cria aplicativo para farmácias com DB1

12/05/2021 11:10

Batizada de Linx Farma Cloud, a solução SaaS para o segmento foi dividida em dois sistemas.

A ferramenta é um ERP para farmácias. Foto: Freepik.

Tamanho da fonte: -A+A

A Linx, líder brasileira em software para o varejo, contratou a DB1 Global Software, desenvolvedora de softwares e tecnologia sob demanda sediada em Maringá, no Paraná, para criar um aplicativo SaaS para o segmento farmacêutico totalmente em nuvem.

Após fazer aquisições importantes no segmento, como a Softfarma, que possui sistema de gestão para farmácias de pequeno e médio portes, e a ShopBack, especialista em multiplataforma SaaS, a Linx identificou, no ano passado, uma oportunidade de mercado ainda não explorada, sem concorrentes.

Surgiu, então, a ideia do Linx Farma Cloud, uma ferramenta automatizada em nuvem para o setor farmacêutico com o objetivo de permitir uma melhor gestão do negócio por meio do acesso de qualquer lugar a qualquer momento. 

Após mais de dez reuniões de prospecção, a DB1 Global Software foi escolhida para desenvolver o app.

No início do processo, foi identificado que as principais dores do cliente eram a melhoria da experiência do usuário e agregar novas funcionalidades para melhor gestão das vendas, financeiro, precificação e produtos controlados pela Anvisa. 

“O varejo farmacêutico tem muitas particularidades e burocracias importantes que precisavam estar integradas no sistema de forma automatizada e em nuvem”, conta Alexandre Rezende, gerente de projetos da DB1 Global.

O produto em si é dividido em dois sistemas. Um é mais simples, para ser usado na farmácia, com enfoque em pedidos, fechamento, recebimento na frente de caixa, TEF, pagamentos com cartão e dinheiro, entre outras funcionalidades. 

O outro tem enfoque em retaguarda, onde é feita a entrada de mercadorias, ajustes no estoque, devoluções, contas a pagar e a receber.

“É um ERP de farmácia, mas que foi desmembrado para garantir maior disponibilidade do sistema para lugares com internet instável ou de baixa velocidade, assim oferecendo uma melhor experiência e usabilidade. Era algo que faltava na gestão de farmácias e que o setor ainda não tinha conseguido endereçar”, explica Leandro Ruggero, gerente do segmento de farmácias da Linx.

Uma das primeiras entregas realizadas pelo time de experiência do usuário da DB1 foi uma nova versão do dashboard no sistema, desenvolvido em Java e Angular. 

“Isso trouxe uma nova proposta para disponibilizar informações de gestão de forma simples e agradável para acompanhamento da alta direção e tomada de decisão”, conta o gerente de projetos da DB1 Global.

Outra entrega foi a nova experiência de usabilidade, também elaborada pelo mesmo time, visando facilitar o registro, conferência e envio para Anvisa dos produtos controlados pelo farmacêutico. Além disso, a empresa desenvolveu novos relatórios financeiros e de vendas.

Com as evoluções, Ruggero acredita que o momento é de escalar o produto, com a meta de ter até 3 mil farmácias usando o sistema até o final do próximo ano. 

Fundada em 1985, a Linx é uma empresa brasileira especializada em tecnologia para varejo e líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. 

Com capital aberto na B3 desde 2013, a companhia se tornou a primeira brasileira de software com capital aberto na NYSE, em 2019. A Linx possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e cinco países da América.

Fundada em 2000, a DB1 Global Software tem clientes como Neon, PagBem, Ebanx, CNA, Biolab, Omni, Brookfield Ambiental, Senac - MS, It’s Seg, Softplan, Sancor Seguros, Treetech, Gazin, Dejú, MadeiraMadeira, Consiga+, Plaenge, Kyani, AL5 Bank e Linx.

A empresa faz parte do Grupo DB1, que tem sede em Maringá, Paraná, e três bases operacionais no Brasil, uma na Argentina e uma nos Estados Unidos. Além da DGS, fazem parte do grupo Anymarket, Consignet, Koncili, Eive, Predize e o robô Tinbot.

O grupo fechou 2020 com um faturamento de R$ 79,5 milhões, um crescimento de 23% em relação ao ano anterior.

Veja também

DIGITAL
Trinto é a primeira aposta da Pipeline

Agência de marketing digital é o primeiro cliente da consultoria paulista no RS.

VAREJO
Ex-Totvs assume vendas para big retail na Linx

Ramon Ferreira tem 20 anos de carreira e estava há oito na empresa de sistemas de gestão.

FOOD SERVICE
Água Doce adota soluções da Linx

Desde o início da pandemia, a rede de restaurantes cresceu mais de 200% em vendas no delivery.

EXCLUSIVO
Ex-Linx assume RH da Softplan

Waleska Cunha era diretora da companhia de software para o varejo há seis anos.

CONTRATAÇÃO
Ex-Linx assume customer success da Magento

Com 15 anos de carreira, Conrado Muller também atuou em empresas como Spotify e Serasa Experian.

 

FINTECH
Avenue terceiriza serviços digitais com DB1

A corretora de valores é especializada em investidores não residentes nos Estados Unidos.

FECHOU
Totvs paga R$ 1,8 bi pela RD Station

Startup vinha sendo disputada com a Locaweb desde o começo do ano. É a maior compra da Totvs.

SORRISO
Ricoy, ex-Poliedro, assume Odontocompany

Vem aí um grande projeto de CRM na rede de franquias de odontologia.

CARREIRA
Ferreira, ex-São Lucas, assume TI da Cassol Centerlar

Varejista catarinense é uma das maiores do país no segmento casa e construção.

MÓVEIS
MadeiraMadeira integra pagamentos com DB1

Clientes agora podem fazer pagamento na loja física enquanto compram no e-commerce.