Palyers de táxi disputam clientes com alternativas para pagamento. Foto: flickr.com/gabriel_rocha

Na briga para ver quem sobrevive no mercado, os aplicativos Taximov e 99Taxis lançaram recentemente atualizações em suas plataformas para receber pagamentos online.

O Taximov fechou parceria com a Akatus, empresa de intermediação de pagamentos móveis e online do Brasil, para disponibilizar aos taxistas cadastrados um leitor de cartões de crédito que pode ser acoplado ao smartphone ou tablet.

Já o 99Taxis está oferecendo o OneClick Buy, sistema no qual a conta é paga com apenas um toque na tela do dispositivo móvel diretamente do aplicativo. Depois disso, o valor é descontado no cartão de crédito do usuário ou em sua conta nos bancos HSBC, Citibank ou Santander pelo sistema da PayPal.

Dos 40 mil taxistas cadastrados na 99Taxis, cerca de 20 mil atuam em São Paulo. Na mesma cidade, um app está sendo testado pela PayPal para permitir a realização de pagamentos por meio do sistema da empresa em lojas físicas.

Lançado em julho de 2011, o Taximov é um sistema de solicitação de táxi por telefone ou internet, seja do computador, notebook ou smartphone. O sistema está disponível nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A frente dos dois aplicativos, no final de 2013 o Easy Táxi lançou a opção de receber pagamentos através do smartphone.  

Para utilizar o Easy Taxi Pay, o usuário precisa cadastrar o número do cartão de crédito no sistema e, quando solicitar um veículo, informar a forma de pagamento. No término da corrida, o taxista insere o valor para cobrança em seu celular, o passageiro confirma, e o pagamento é lançado automaticamente no cartão do usuário.

Outra aplicação que já conta com o sistema de pagamento mobile é  o app Vá de Táxi,  desenvolvido em conjunto com a Porto Seguro. A plataforma conta com 5 mil motoristas cadastrados na cidade de São Paulo, cerca de 30 mil clientes cadastrados e em expansão para o Rio de Janeiro e Santos.

Dentre as ações para atrair clientes a sua base, o Vá de Táxi mantém uma promoção de desconto especial de 20% nas corridas, a qualquer hora do dia. Para isso, basta que o passageiro use o cartão de crédito da Porto Seguro.

Uma pesquisa publicada pelo Gartner em agosto aponta que os pagamentos móveis movimentaram US$ 235,4 bilhões em 2013, um aumento de 44% em relação a 2012. 

Dentre 2012 e 2017, o volume das transações crescerá 35%, enquanto os usuários ficarão em mais de 450 milhões.