Grasiela Scheid Tesser.

A NL, empresa de softwares de gestão sediada em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, acaba de tornar-se uma revenda da multinacional dinamarquesa de Business Intelligence Targit.

Inicialmente, a NL oferecerá solução para a sua base de clientes. A companhia é especialmente forte no segmento de varejo, onde atende clientes como Marisa, Grazziotin e Lojas Esplanada.

Ao todo, os clientes da empresa tem 9 mil PDVs conectados em um universo de aproximadamente 25 mil usuários. A NL não revela a base de clientes, mas em 2013 ela girava em torno de 100 organizações.

Por sua vez, a Targit e sua base de revendedores no Brasil irão indicar as soluções da NL a seus clientes.

“Nossa equipe comercial já conhece o produto e temos uma equipe de profissionais técnicos certificados para fazer a implantação. Para nós, é um diferencial agregar ao portfólio uma das melhores ferramentas de BI do mundo”, comenta Grasiela Scheid Tesser, gerente de Marketing e Comercial da NL.

Sediada na Dinamarca, a Targit está presente na América Latina desde 2011, somando cerca de 300 clientes na região. A base mundial chega a 5 mil.

Com um faturamento de US$ 22 milhões, a Targit é apontada pelo Gartner como um player de nicho no mercado de BI e analytics com uma solução focada em descoberta de dados e análise self-service.

Lá fora, a empresa é especialmente forte junto à base de clientes dos softwares de gestão da Microsoft (eles são oriundos de soluções dinamarquesas adquiridas pela MS).

Por aqui, a Targit tem apostado em acordos com fornecedores nacionais de software de gestão de médio porte para atingir o cliente final. Esse perfil de empresa é a maioria dos 16 canais existentes no país.

Alguns exemplos são PC Sistemas, especializada no segmento atacadista distribuidor; a Siagri, focada no agronegócio e a Extend, na área financeira.