Lars Janér, diretor da Instructure para a América Latina. Foto: Divulgação.

A Somos Ensino Técnico, empresa de soluções para o ensino técnico pertencente ao Grupo Somos Educação, passou por um processo de reestruturação dos conteúdos e soluções e adotou o Canvas LMS como plataforma de aprendizagem.

Antes, a empresa havia desenvolvido sua plataforma própria, com o uso do Moodle. 

“Recebemos alguns feedbacks das escolas em relação ao ambiente virtual de aprendizagem que utilizávamos e percebemos que era necessário reavaliar o sistema”, revela Alini Dal’Magro, responsável pela área de ensino técnico da Somos Educação. 

Segundo ela, as observações mais comuns eram relacionadas ao gerenciamento de alunos.

Com um portfólio de 25 cursos técnicos profissionalizantes, no formato presencial e online, e 29 cursos de aprendizagem, na configuração híbrida, a área de Ensino Técnico da Somos Educação buscou se adequar às necessidades atuais dos estudantes e instituições de ensino, com algo mais robusto e ao mesmo tempo simples de utilizar.

No segundo semestre de 2016, a empresa buscou no mercado alternativas para suprir a entrega de cursos técnicos online. Foi cogitado remodelar o ambiente Moodle utilizado, mas alguns fatores pesaram contra essa decisão, como o tempo que seria necessário para o desenvolvimento interno e suporte constante.

“Apesar de ser a alternativa de menor custo, tecnologia não é o nosso core business, por isso fazia mais sentido ter um parceiro contemporâneo, com histórico e prestígio internacional”, comenta Alini. 

O Canvas LMS, ambiente virtual de aprendizagem da Instructure, foi a plataforma selecionada.

O Canvas é um software aberto que permite que diversos aplicativos, soluções e programas educacionais criados por outras empresas sejam integrados durante o desenvolvimento de cursos e módulos. 

Além disso, como está baseado na nuvem, seus recursos são atualizados automaticamente e uma mesma versão é disponibilizada para todos os usuários acessarem a partir de qualquer lugar e dispositivo.

O processo de implementação do Canvas no Grupo Somos Educação teve início em outubro de 2016 e, após período de testes, em janeiro de 2017 a área de Ensino Técnico estava pronta para ofertar os cursos dentro da nova plataforma.  

"Muitas instituições educacionais ainda trabalham com ambiente virtual de aprendizagem de uso gratuito e auto-hospedados. Porém, apesar do código ser livre, é importante considerar os diversos custos associados à equipe necessária para desenvolver e executar o sistema, e à manutenção de hardware, além dos prejuízos indiretos relacionados a violações de segurança, falhas e tempo de inatividade", explica Lars Janér, diretor da Instructure para a América Latina.

Atualmente a área de ensino técnico atende a cerca de 7 mil alunos por ano de forma virtual. O contrato com o Canvas LMS  (hospedado na Amazon Web Services) permite uma escalabilidade e expansão para 10 mil usuários. 

No Brasil, o Canvas LMS também é utilizado por instituições como Fundação Lemann,  Universidade Veiga de Almeida (RJ), Unijorge (BA), Grupo Unità Educacional (SP) e Escola Móbile (SP).

Globalmente, são 18 milhões de pessoas que interagem por meio do ambiente virtual de aprendizagem em mais de 20 mil instituições nos Estados Unidos, Brasil, Austrália, Reino Unido e outros países.

A Instructure, que desenvolve o Canvas LMS, é uma empresa norte-americana fundada em 2008, com sede em Salt Lake City.