Plataforma de petróleo da Petrobras na Bacia de Santos. Foto: Divulgação.
A Pré-Sal Petróleo contratou a Stefanini-Scala para desenvolver uma plataforma digital que fará a gestão de dados de todos os projetos de exploração de petróleo na região do pré-sal, cujos contratos são responsabilidade da estatal.
O sistema, orçado em R$ 14,6 milhões, será oferecido na modalidade software como serviço. A Stefanini escala venceu nove concorrentes na licitação.
O sistema é importante porque a exploração do petróleo na camada pré-sal é feita por empresas terceiras, que pagam à PPSA uma porcentagem do total extraído de acordo com as características dos diferentes campos.
A PPSA é gestora de dez contratos de partilha e representa a União em 23 acordos de individualização da produção, para os quais precisa saber os custos dos projetos e acompanhar as operações e produção.
“Estes projetos geram um enorme volume de dados e o novo sistema permitirá à Pré-Sal Petróleo exercer suas atividades com mais agilidade e eficiência”, explica Paulo Carvalho, diretor Técnico e de Fiscalização da Pré-Sal Petróleo.
As empresas operadoras dos consórcios alimentarão diretamente os dados no sistema, resguardando a segurança e a integridade da informação de cada projeto.