Desenvolvedores terão ambientes focados em temas de seu interesse no Universo TOTVS. Foto: Divulgação/TOTVS.

O Universo TOTVS, evento que acontece em São Paulo nos dias 25 e 26 de junho, terá espaços dedicados a desenvolvedores que desejam aprofundar o conhecimento em linguagem de programação e ainda ter aulas práticas para criação de mockups e protótipos utilizando plataformas TOTVS.

O Coffee & Code será o ambiente do evento dedicado a palestras voltadas para o público fanático por códigos. O palco vai receber nomes como André Noel, mestre em ciência da computação pela UEM e criador do site Vida de Programador; Juliana Chahoud, mestre em Inteligência Artificial pela USP e consultora principal de desenvolvimento da ThoughtWorks e Yara Senger, fundadora do The Developer's Conference.

A agenda do Coffee & Code conta com um total de 10 palestrantes, incluindo profissionais que atuam na TOTVS, como Tiago Martins, lead designer do UX Labs da TOTVS. Ele irá abordar a importância do design system para grandes corporações.

"No painel, vou falar sobre a criação do modelo de design system da TOTVS, como escalamos para a companhia como um todo, sobre a melhor forma de avaliar qual o melhor modelo de acordo com a necessidade de cada empresa e sobre como gerar valor para o designer, desenvolvedor e para o cliente, o foco do UX", relata Martins.

A palestra buscará apresentar as principais necessidades que levam à criação do design system e como funciona o processo de escalar o design na prática.

“Na TOTVS, o modelo tem cerca de um ano e meio e foi impulsionado após a inauguração da nova sede da empresa, em São Paulo, que possibilitou a aproximação entre os times de design e desenvolvimento”, explica o profissional.

Além do Coffee & Code, o Universo TOTVS contará também com o Code & Nocode, espaço de aprendizagem voltado para programação.

O ambiente contará com lições voltadas para consumo de serviços dentro das soluções TOTVS através de APIs; transformação de dados em informação relevante para a tomada de decisão; personalização de rotinas de negócio em ERP sem customizações; automatização de testes no Protheus com a interface TOTVS Robot e muitas outras.

Na programação principal, o Universo TOTVS terá como palestrantes nomes como a cantora Anitta, que apresentará sua trajetória como empreendedora e administradora da sua própria carreira, e Mikkel Svane, CEO e fundador da Zendesk, uma das maiores empresas globais de customer experience.

Outros nomes confirmados são Duncan Wardle, ex-VP de Inovação e Criatividade da Disney, e Matt Britton, especialista em comportamento das novas gerações, que trará o debate sobre como as marcas de hoje devem se preparar para o consumidor de amanhã.

A TOTVS promoverá também o painel “O Brasil que faz: Inovação”, com a participação de empresas que atuam com modelos de negócios considerados disruptivos. 

Juliano Tubino, vice-presidente de Negócios da TOTVS, irá mediar o painel, que vai receber Leandro Caldeira, CEO Brasil do Gympass; Gabriel Braga, co-fundador e CEO do QuintoAndar, e Ricardo Bechara, diretor de expansão e co-fundador da Rappi BR. 

A temática “O Brasil que faz” também contará com um painel voltado para Reinvenção, que será mediado por Laércio Cosentino no primeiro dia de evento. A ideia é abordar as estratégias por trás de grandes empresas que não tiveram medo de ousar e se reinventar.