Baguete
InícioNotícias> Totvs investe em multicloud

Tamanho da fonte:-A+A

INFRA

Totvs investe em multicloud

Maurício Renner
// quarta, 12/07/2017 08:11

A Totvs fez um upgrade na sua infraestrutura de data center, para permitir aos clientes da companhia hospedarem com mais facilidade suas aplicações em um ambiente multicloud.

Weber Canova.

Inicialmente, a oferta tem como opções a própria Totvs, a Amazon, com quem a empresa havia assinado um acordo em 2015 e deve incluir também até o final do ano a Azure da Microsoft.

Os clientes farão a administração das suas licenças e da infraestrutura através de uma plataforma exclusiva da Totvs, que, por sua vez, negociará contratos de escala com os fornecedores e entregará uma experiência simplificada de compra para os seus usuários.

“Estamos fazendo uma série de otimizações nas nossas soluções para melhorar o uso de recursos em nuvem. Vamos ir agregando fornecedores sólidos tecnicamente e que os clientes queiram usar”, explica Weber Canova, vice-presidente de Tecnologia da Totvs.

A Totvs tem uma base sólida sobre a qual negociar com grandes fornecedores de nuvem pública.

De acordo com a última pesquisa da FGV sobre o mercado de TI do país, a empresa tem 50% do mercado de empresas com até 170 usuários e 36% da faixa seguinte, entre 170 e 700.

Hoje, 3 mil clientes rodam suas aplicações na nuvem da Totvs, um número pequeno frente a um total de mais de 40 mil, mas esse número cresce constantemente, em meio a uma migração da gigante brasileira para um modelo de negócio SaaS, dentro do chamado Totvs Intera.

Tecnicamente, a Totvs apostou em uma série de tecnologias de ponta para renovar o seu data center, incluindo Red Hat para a parte de Open Stack, Cisco para redes e hiperconvergência, Nuage para redes definidas por software, NetApp para storage e Palo Alto para segurança. 

A nova infra é aderente às regras da ISO 27001, focada em segurança da informação.

“É um projeto tecnicamente muito sólido que mostra nossa disposição de ter um porfólio de produtos pronto para nuvem pública”, resume Vinícius Mendes, diretor de cloud da Totvs.

A Totvs não abre o investimento total feito na nova infra, mas ele deve ter sido significativo.

O último investimento divulgado em DC por parte da empresa foi em 2012, quando foram aplicados R$ 20 milhões em ampliar o seu centro de dados em São Paulo para 1,5 mil metros quadrados.

A receita líquida da Totvs cresceu 1,6% no primeiro trimestre de 2017, para R$ 560 milhões.

Maurício Renner