Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O São Francisco Vida, plano de saúde paulista, contratou a Digisystem, integradora de TI atuante em todo Brasil, para desenvolver um aplicativo voltado aos seus beneficiários.

Segundo a empresa, a necessidade de criar um app surgiu para trazer mais segurança aos usuários em relação à proteção dos dados e para incentivar o isolamento social neste momento de pandemia. 

“Nosso objetivo era trazer uma plataforma que garantisse a segurança dos nossos clientes, uma vez que os serviços trafegados via navegador ainda geram insegurança. Percebemos que com o aplicativo os usuários se sentem mais confortáveis”, explica Alberto de Paula, gestor administrativo do São Francisco Vida. 

O desenvolvimento do aplicativo teve início em novembro de 2020 e levou cinco meses. O projeto envolveu o time técnico, de pré-vendas e comercial da Digisystem, que atuou desde a integração via barramento até a verificação de toda a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

De acordo com a empresa desenvolvedora, o grande desafio da implementação foi viabilizar um modelo híbrido. A preocupação era que toda a tecnologia do sistema hospedado na operadora do São Francisco Vida e no hub da Digisystem na nuvem chegasse com velocidade ao usuário. 

“Felizmente, tivemos sucesso e conseguimos que, por meio do aplicativo, o usuário garantisse agilidade na consulta e durante toda a navegação”, afirma Flávia Faria, gerente comercial da Digisystem.

Outro ponto priorizado no projeto foi a homogeneidade para que os clientes entregassem o pedido médico que foi disponibilizado pelos consultórios do São Francisco Vida, uma vez que eles passavam em consultas com pedidos médicos que não chegavam a ser autorizados. 

“Com o aplicativo nós permitimos uma rastreabilidade maior para resolver esta demanda”, afirma Alberto de Paula.

O app permite aos beneficiários o acesso a informações como consulta à rede credenciada e unidades próprias, canais de atendimento, dados do plano de saúde, carências, segunda via de boleto, extrato de coparticipação, declaração para IRPF, detalhamento de boletos/faturas e atualização cadastral. 

“Com as novas funcionalidades, que permitem o agendamento de consultas e exames, daremos ainda mais autonomia aos beneficiários e, como resultado, um maior engajamento. Sabemos que manter uma boa avaliação depende da melhoria em ofertar cada vez mais comodidade”, destaca Marcos Hudson, gerente de produtos do São Francisco Vida.

Agora, a seguradora pretende tratar o aplicativo como um projeto vivo, com serviços sendo adicionados a cada nova versão. 

Segundo o São Francisco Vida, a adaptação por parte dos colaboradores foi positiva, uma vez que os segmentos financeiro e de atendimento ao cliente obtiveram mais qualidade e celeridade no atendimento aos beneficiários da operadora.

Disponível para Android e iOS, a aplicação já conta com mais de 1 mil downloads e transaciona cerca de 300 guias médicas por semana.

“O sucesso da parceria está atrelado ao fato da Digisystem conhecer profundamente o nosso produto de gestão e, por isso, conseguir viabilizar a implementação do aplicativo com qualidade em tão pouco tempo”, avalia o gestor administrativo da seguradora.

Com mais de 20 anos de atuação, o São Francisco Vida conta com os serviços de hospitais, laboratórios e centros de diagnósticos. A empresa atua com 50 colaboradores na equipe corporativa e 300 em seu corpo clínico, distribuídos em 35 áreas de especialidades.

Há 30 anos no mercado, a Digisystem conta com mais de 1 mil profissionais atuando em 10 estados brasileiros com marcas como IBM, Philips, Microsoft e Oracle. A empresa atende mais de 300 clientes de segmentos como educação, governo, indústria, saúde, finanças, utilities e varejo.