Pedro Chiesa, Renato Turk Faria e Alexandre Costa.

Renato Turk Faria, ex-DBC; Alexandre Costa, ex-Perseus e Pedro Chiesa, CEO da Absoluta, uniram forças para lançar a Deliver IT, uma companhia de tecnologia sediada em Porto Alegre com foco em Business Intelligence, desenvolvimento de software e outsourcing.

A nova companhia é uma combinação da presença já existente da Absoluta, uma empresa com mais de duas décadas de mercado e uma equipe de cerca de 20 profissionais certificada MPS.BR nível F, com os contatos de Turk e Costa, empresários conhecidos no mercado de TI gaúcho.

Alguns dos clientes da Absoluta são o portal Terra, Tecnomoageira, a fabricante de máquinas e equipamentos para moinhos e silos de cereais e a Harald, maior fabricante brasileira de cobertura de chocolate, com faturamento projetado de R$ 540 milhões em 2013.

A empresa também desenvolve apps, como o DoctorPoa,um aplicativo de localização de hospitais criado para a prefeitura de Porto Alegre.

O plano é migrar os clientes para a Absoluta até setembro, quando será unida a operação com a Deliver IT.  A nova empresa já contratou Radamés Brum, ex-Softway e Qualitá Informática, para assumir o cargo de diretor comercial.

“O cenário atual é bom para uma empresa nova, com uma estrutura enxuta e sem vícios. Acredito que os clientes estão abertos a ouvir novos fornecedores que possam oferecer melhores custos”, acredita Turk.

Turk conhece bem o mercado local. Foi um dos fundadores da UniverTech, uma companhia especializada em software para o mercado de corretoras de seguros sediada em Porto Alegre.

Depois de vender sua participação, foi durante quatro anos um dos sócios da DBC Company, focada em desenvolvimento de software e BI. 

Nos últimos dois, residiu em São Paulo, como diretor de expansão da DBC [o plano da Deliver é ter uma presença em São Paulo até 2016].

O empresário é conhecido por ter presidido o Seprorgs por dois mandatos, de 2004 à 2009, período no qual o sindicato deu um salto de visibilidade. Foi ainda diretor na Fecomércio, Federasul e Sucesu-RS.

Costa também foi diretor do Seprorgs e saiu recentemente da  Perseus, empresa de Canoas especializada em sistemas de gestão para instituições de ensino da qual foi um dos fundadores.

Em 2012, Costa trouxe para o Rio Grande do Sul a Energy Telecom, provedora de soluções de segurança e conectividade sediada em Fortaleza, na qual atualmente é investidor.