Refrescos Bandeirantes vai de Oracle. Foto: divulgação.

A Coca-Cola Refrescos Bandeirantes (Rebic), distribuidora dos produtos Coca-Cola na região Centro-Oeste e integrante do grupo José Alves, um dos maiores conglomerados da região, adotou o Oracle Database Aplliance X3-2 e o Oracle Real Application Clusters.

A implantação foi conduzida pela Red&White, empresa que também faz parte do grupo José Alves, especializada em soluções SAP e IBM. Entretanto, a implantação envolveu tecnologias da Oracle.

O processo foi iniciado em abril e finalizado em junho deste ano, devido à uma necessidade da empresa mudar sua estrutura de TI, antes instalada em máquinas de baixo desempenho, com ambiente virtual instável e falhas de backups, segundo destaca a Rebic. O valor do contrato não foi aberto.

Fundada em 1986, a Rebic produz, distribui e vende de forma exclusiva os produtos Coca-Cola em cerca de 237 cidades, com 29 mil pontos de vendas.

Para suportar uma demanda de emissão de cerca de 15 mil notas por dias, divididas em onze unidades, a nova composição de TI passou a contar com um ambiente de alta disponibilidade e com gerenciamento simplificado.

De acordo com a Red&White, foi um projeto complexo, pois a estrutura Oracle Real Cluster Application no Oracle Database Application englobou todos os bancos de dados que antes estavam distribuídos em vários servidores e versões.

"A implementação foi dividida em duas fases. A primeira, que durou cerca de um mês, foi de instalação e cópia das bases para a nova estrutura. A segunda fase foi de homologação dos aplicativos no novo ambiente, o que levou cerca três meses. Foram necessários mais dois dias para colocar a ferramenta em operação", explicou a empresa em nota.

De acordo com a Rebic, anteriormente um relatório mensal da empresa demorava 54 minutos para ser gerado. A partir da implementação, esse tempo foi reduzido em 87%, sendo gerado em apenas sete minutos.

"Precisamos manter nossa operação sem interrupções e o Oracle Database Appliance garante isso oferecendo uma plataforma de negócios estruturada e alinhada aos padrões de mercado", destacou Odiberto Pedrosa da Silva, gerente de produção da Coca-Cola Refrescos Bandeirantes .

Com sede em Trindade, Goiás, a Rebic distribui e vende também nesta mesma área, as cervejas da Heineken Brasil, os sucos, chás, energéticos, achocolatados, isotônicos e hidrotônicos da Sabb e as águas minerais da Acqua Lia.

A companhia emprega mais de 2,6 mil colaboradores diretos e 5,2 mil indiretos, atendendo 237 cidades com 29 mil pontos de vendas e indiretamente 16 cidades com 1.600 pontos de vendas.

Fundado em 1962, o Grupo José Alves agrega oito empresas dos setores de produção e distribuição de bebidas, embalagens, ensino superior, concursos, tecnologia, aluguel de veículos,  rastreamento e monitoramento de veículos e imobiliário, com um faturamento anual superior a R$ 700 milhões.

Recentemente, a Red&White fechou contrato para prover os serviços de TI para todas as empresas que compõem o Grupo José Alves, do qual a própria empresa faz parte:  Faculdades Alfa, Refrescos Bandeirantes, Fadisp, 3T Systems, Rembal, Atlanta e Acqua Lia.

Além disso, em abril deste ano o conglomerado anunciou a contratação de Mariano Adsuara para chefiar a área de TI das empresas do grupo, ao mesmo tempo que assumiu o cargo de  diretor superintendente da Red&White.