Helibras adota Qlikview. Foto: divulgação.

A Helibras, fabricante brasileira de helicópteros, implementou a solução de BI corporativa Qlikview para suportar a operação de uma nova unidade do Centro de Suporte ao Cliente (CSC), inaugurada no final de 2014 em Atibaia.

O projeto, realizado pela paulista W&S Central IT, foi desenvolvido e implementado em três meses, estruturando duas frentes de negócio da empresa junto ao sistema de BI e atingindo cerca de 700 colaboradores que usam uma alta quantidade de dados.

Para isso, o projeto da Helibras contou com o desenvolvimento de dois aplicativos baseados no QlikView Server SBE (Small Business Enterprise), envolvendo a gestão de contratos e acompanhamento de clientes.

O primeiro módulo acompanha indicadores de avaliação do desempenho logístico, comparação de metas de qualidade e alertas para processos logísticos ou de metas não atingidas.

Já o follow-up de clientes envolve questões como rastreamento de peças, acompanhamento das ordens de venda, análise do feedback dos clientes em tempo real, acompanhamento online da venda de peças em tempo real, e alertas para discrepâncias entre o prazo previsto em contrato de SLA e a entrega.

Para a empresa, que produz cerca de 35 aeronaves por ano e customiza diferentes modelos para atender os segmentos civil, governamental e militar, o projeto seria inicialmente temporário, devido à sua alta complexidade e pouco tempo disponível.

"Conseguimos estruturar todas as informações e agilizar significativamente os processos. No atendimento aos clientes, por exemplo, reduzimos o tempo de feedback de dois dias para apenas alguns minutos. A diferença foi tão perceptível que adotamos definitivamente a ferramenta", afirmou César Silva, gerente de projetos de informática da Helibras.

Em atividade no Brasil desde 1978, a Helibras é a subsidiária no Brasil da Airbus Helicopters (antes Eurocopter), pertencente ao Airbus Group. A empresa tem participação em quase 50% da frota brasileira de helicópteros a turbina, com instalações em Atibaia (SP), Brasília, Itajubá (MG), Rio de Janeiro e São Paulo.

A empresa conta com 800 funcionários, produzindo e customizando diversos modelos de aeronaves que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2014, a empresa registrou faturamento total de R$ 671 milhões.

Atualmente a Helibras é o quarto pilar de produção global da Airbus Helicopters, ao lado da França, Alemanha e Espanha. A Helibras tornou-se um dos pilares do grupo, após a emissão da certificação nível 1 dada à unidade da empresa em Itajubá, que tem capacidade para produção de 36 aeronaves leves e 8 aeronaves pesadas por ano.