João Mendes, CIO da Contax. Foto: Divulgação.
A Contax, focada em contact center e BPO, implementou a DataZen, solução da Microsoft que conecta dados organizacionais para construção de dashboards. O objetivo é dar aos coordenadores, gerentes e diretores acesso a relatórios e análises de dados internos.
Na empresa, são mais de 130 profissionais que dependem de indicadores dentro da companhia para atuar em questões estratégicas. Antes, o processo para coletar esses dados demandava um esforço da equipe de business intelligence da Contax.
Com o uso do Azure, a nuvem da Microsoft, e a habilitação do recurso DataZen, a empresa obteve ganho operacional.
Os servidores na nuvem da Microsoft já estavam disponíveis e, com o ambiente pronto para implementação, o DataZen foi integrado à toda a rede interna da Contax.
Os recursos são utilizados nas áreas de gestão e relacionamento com clientes, engenharia e gestão de ambientes de TI, soluções de software e soluções de mobilidade e big data analytics.
Com a ferramenta, há maior facilidade para definição de KPIs (métricas ou indicadores de performance) e redução de custos de operações para a área de BI.
Para João Mendes, CIO da Contax, a ferramenta é uma forma de aproximar a área de tecnologia das unidades de negócios da empresa. O diretor, que está na empresa desde maio, tem essa aproximação como um de seus objetivos.
“A área de tecnologia não pode estar isolada dentro da companhia, então busquei a participação da equipe de TI em momentos como encontros com clientes e reuniões operacionais, para a unidade estar sempre integrada às ações de negócios”, relata Mendes.