Fundada em 1990, a Nossa Saúde oferece assistência médica com rede própria e rede credenciada. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A Nossa Saúde, operadora paranaense de planos de saúde, migrou para a Zimbra Cloud, plataforma open source de correio eletrônico e colaboração, com a Unodata, consultoria paulistana especializada em soluções para e-mails.

Segundo a empresa, a solução substituiu um serviço de mensagens, de nome não revelado, que se mostrou incapaz de acompanhar o avanço tecnológico e de atender à demanda de segurança da instituição médica.

A operadora enfrentava muitos problemas de instabilidade e falhas com a plataforma anterior, que muitas vezes ficava vários dias sem funcionar, além de rodar na rede local e nas estações de trabalho dos funcionários — o que gerava mais pedidos de suporte. 

Outra questão era relacionada às cópias de segurança, que também deveriam ser feitas em unidades de disco ou em servidor de arquivos dedicado.

A decisão pelo Zimbra foi tomada depois da equipe de TI ter analisado as opções de mercado, com a solução se mostrando a mais vantajosa e com um custo 60% menor e oferecendo os recursos desejados.

Assim, a plataforma foi implementada em conjunto com o Anti Hacking E-Mail Cloud, da Unodata, que criou uma camada adicional de proteção e bloqueio de todas as ameaças antes que elas cheguem às caixas de entrada dos 393 usuários de toda a instituição.

Com ela, a Nossa Saúde consegue criar blacklists e determinar quais mensagens, classificadas por tipo de domínio e origem, que devem ser barradas antes de chegar ao Zimbra Cloud. 

"A solução também não deixa executar um arquivo contaminado com vírus, mesmo que ele tenha sido baixado por engano. Isso nos dá muita segurança, porque é comum você ver a tentativa de ataque através do envio de boletos e notas fiscais falsas, contaminadas", destaca Rafael Oliveira, gestor de TI da operadora.

De acordo com o executivo, a Unodata ofereceu um elevado nível de suporte durante e depois da migração, além da garantia de atendimento das políticas de segurança da empresa e da possibilidade de realizar backup automático de e-mail, em tempo real. 

"Isso tudo sem comparação, porque a gente nunca teve algo próximo a isso na época do e-mail instalado na rede local. A mudança também foi rápida e segura, o que nos permitiu ter acesso ao novo sistema em poucos dias, para todos os usuários", destaca Oliveira.

Após a implementação do Zimbra, que marcou a entrada da companhia na nuvem, a empresa está estudando a migração de outras operações. 

Fundada em 1990, a Nossa Saúde oferece assistência médica com rede própria e rede credenciada, conta com um centro hospitalar em Curitiba e um na vizinha São José dos Pinhais, além de três Núcleos de Atenção Integrada (NAis) nas mesmas cidades e em Paranaguá, no litoral paranaense.

Criada em 2004, a plataforma da Zimbra inclui contatos, calendário, tarefas, mensagens instantâneas e compartilhamento de arquivos, além de videoconferências, criação de documentos e armazenamento. 

Presente em mais de 140 países, a companhia americana conta com 2 mil parceiros de canais. A ferramenta tem uma versão open source gratuita e outra paga, com suporte, conectores com Outlook e sincronização de contatos.

Atuando no mercado desde 2006, a paulistana Unodata também atua com as soluções AppRiver, Plesk, CloudAlly, Nextcloud, Engati e marca própria para consultoria, criptografia de e-mails e Antispam.

Entre os seus clientes, estão TV Cultura, Penalty, MCassab, RNP, Panini, America.net, Grupo Suprema, Hungaro Transportes e Cotrijuc.