CLOUD

Sapura migra para Sharepoint

12/08/2021 14:31

Até então, todos os diretórios internos da companhia estavam baseados em servidores on-premise.

Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Sapura, empresa brasileira de engenharia submarina, migrou todos os seus diretórios internos da rede local, baseada em servidores físicos on-premise, para o ambiente em nuvem do SharePoint, da Microsoft. 

Para ter acesso aos arquivos corporativos, antes era necessário conectar a VPN através de um software instalado no computador dos usuários.

Essa conexão acontecia diretamente a um equipamento na sede da empresa, tendo-o como ponto central de conexão, o que por vezes causava lentidão excessiva na rede.

De acordo com Jorge Kort, gerente de Tecnologia da Informação da Sapura, a mudança permitirá à companhia maior segurança em relação às suas informações, com documentos administrados e armazenados diretamente na nuvem.

Além disso, haverá maior velocidade para o acesso remoto sem necessidade de Virtual Private Network (VPN), com enorme aplicabilidade para os serviços da empresa, além de ferramentas de backup dos arquivos mais tecnológicas e atualizadas.

“A questão da segurança da informação é uma de nossas prioridades. O ambiente em nuvem nos permite um sistema de segurança multicamadas, através da criptografia de dados, níveis de permissão, senhas de utilizador fortes, autenticação de múltiplos fatores (ainda não implementado), backups e redundância, entre outros”, explica Kort.

Segundo o executivo, os riscos de divulgação de documentos, perda de informação ou indisponibilidade de dados são quase nulos.

“Liberando todo este tráfego existente nos servidores on-premise, adicionado ao projeto de redimensionamento da nossa rede, estamos conseguindo melhorar de forma significativa a conectividade de internet dos navios”, conta o gerente de TI da Sapura.

Atuante no setor de petróleo e energia, a Sapura possui seis navios de suporte e conta com mil funcionários de 21 nacionalidades. No Brasil, tem sede no centro do Rio de Janeiro e em diversas outras cidades do estado. 

Através de seus acionistas, a companhia tem referência global, atingindo mais de 20 países incluindo: Inglaterra, Malásia, China, Austrália, Cingapura, Estados Unidos, além de representantes da África e do Oriente Médio.

Veja também

E-MAILS
Nossa Saúde migra para Zimbra Cloud

Projeto de implantação da plataforma de correio eletrônico foi da Unodata.

LATAM
Ex-SAP assume vendas SAP no Google Cloud

Alemã e norte-americana anunciaram recentemente uma maior aproximação.

MOVIMENTOS
Quer sair da nuvem pública? Pergunte-me como

Cisco estaria preparando um serviço para quem quer voltar aos data centers.

MANUTENÇÃO
Fix: adequação à LGPD com Claranet

A startup atende clientes de imobiliárias parceiras e precisa ter acesso a alguns dados.

CHAMADA
Liq migra para Google Cloud

Uma das grandes de call center transferiu infra da VMware para a nuvem.

PORTAS
SAP faz aproximação com Google Cloud

Google está em boa posição para entrar com força na base de clientes da SAP.