Caxiense Intral projeta novas luminárias com SolidWorks. Foto: divulgação.

A Intral, fabricante de materiais elétricos, contratou o SolidWorks Flow Simulation, ferramenta de simulação térmica integrada ao CAD3D, para auxiliar em um projeto de desenvolvimento de uma nova linha de luminárias, em parceria com a Ilumatic.

A solução, implementada pela Max3D, representante da SolidWorks com sede em São Leopoldo, permite simulações de gerenciamento térmico em produtos de LED.

Para Intral e Ilumatic, a ferramenta foi aplicada ao desenvolvimento da família de luminárias LED Maestra, criada para atender às especificações de um sistema de iluminação pública e viária.

Segundo Anderson Soares, Supervisor de Engenharia de Produto da Intral, a novidade oferece maior eficiência luminosa e expectativa de vida, mas estas vantagens são atreladas à temperatura ambiente no interior da luminária.

Foi aí que entrou o software da SolidWorks, que permitiu fazer cálculos e simulações que reduziram o tempo dos projetos e gastos com protótipos, minimizando riscos.

Conforme Soares, o processo de implantação do software teve início em julho de 2011, e em aproximadamente 70 dias de testes, estava em uso.

Voltada ao mercado de prefeituras, departamentos de transportes, concessionárias de energia elétrica e outros usuários focados em iluminação pública, a LED Maestra da Intral promete redução de tempo e gastos com manutenção e instalação, além de ter sensor inteligente que monitora a temperatura dos LEDs.

Isso garante que caso a temperatura exceda um limite, a potência no painel é reduzida para garantir a expectativa de vida dos LEDs e do driver.

Com sede em Caxias do Sul e centros de distribuição em São Paulo, Recife e Goiânia, a Intral está há mais de 60 anos no mercado.

A companhia engorda a lista de clientes da DS SolidWorks no Sul, região que é seu segundo maior mercado no Brasil, atrás somente de São Paulo.

Por aqui, clientes como Gerdau e Perto dão peso à lista de atendidos, que em todo o país soma mais de 4 mil clientes.