A Systax Sistemas Fiscais lança o Systax Cockpit, conjunto de serviços e software para gerenciar e atualizar regras fiscais diretamente nos ERPs – inicialmente, só o SAP, mas a meta é expandir o leque em breve.

Com recursos para gestão online de regras tributárias, a solução automatiza a atualização de parâmetros legais do ERP e provê uma base de dados para consultas e simulações real time, tanto por produto, quanto por operação ou outros quesitos.

Em forma de add ons, as soluções para gestão e atualização automática de parametrização de regras estão disponíveis somente para usuários do SAP, mas as interfaces em webservices da solução atendem a qualquer sistema.

“O dinamismo tributário brasileiro traz alterações legais que afetam os processos de negócio das companhias. As empresas precisam manter profissionais que avaliam diariamente as alterações legais, interpretando-as e customizando-as de maneira equivalente em seus ERPs”, explica Marcelo Jerus, gerente de Desenvolvimento de Produto da Syxtax.

Para facilitar esse processo, o software da Systax é complementado com serviço de acompanhamento da legislação por consultores que registram todo o conteúdo tributário em uma base de dados eletrônica.

Hoje, a equipe da companhia controla mais de 700 mil regras tributárias federais e dos 27 estados brasileiros.

“Oferecemos, ainda, integração eletrônica dos ERPs, visando à compliance, gestão, planejamento e atualização de parametrização tributária”, destaca Jerus.

Segundo ele, o Systax Cockpit atualiza dados de regras tributárias diariamente, por produtos, perfis dos parceiros comerciais, operações mercantis, regimes especiais e alíquotas de ICMS, IPI, PIS, Cofins, entre outras.

Códigos de CST, substituição tributária, MVA, valor de pautas e direitos fiscais todos são “traduzidos na visão exata do negócio, operação e produto” de cada cliente, conforme explica o gerente.  

A base de dados disponibilizada no ERP pode ser usada como apoio para ferramentas de business data warehouse (BW) e business planning, ou mesmo para interfaces com sistemas legados, sem a necessidade de interfaces com a J1BTAX.

“O Systax Cockpit reduz sensivelmente o esforço de leitura e customização de regras das áreas de TI e tributária, contribui com ferramentas de tax planning e diminui não-conformidades ou retrabalhos na operação fiscal, com o módulo de auditoria e  determinação de regras tributárias automáticas no SAP”, finaliza Jerus.

O conjunto de funcionalidades do Systax Cockpit está subdividido em três módulos.

Um, o Management Cockipt, para gerenciamento das regras tributárias e suas atualizações.

O segundo é o Cockpit-Audit, aliado de gestão e compliance tributária para agregar consistência e atualização a regras tributárias no ERP.

O terceiro módulo é o Cockpit Simulation and Planning, que prevê recálculos e simulações de impostos aplicáveis no processo de venda e compra.

O novo software da Systax é vendido em modelo licenciado.