Baguete
InícioNotícias> Natura terá go-live de Ariba em 2019

Tamanho da fonte:-A+A

SAP

Natura terá go-live de Ariba em 2019

Júlia Merker
// quarta, 12/09/2018 10:28

A Natura, fabricante e varejista de produtos de beleza, fará em janeiro de 2019 o go-live da plataforma SAP Ariba, solução focada na gestão do processo de compras.

Produtos da Natura.

A companhia é cliente da Ariba desde 2013 apenas com o módulo de sourcing, voltado para busca de fornecedores.

Com a ampliação, a empresa passará a utilizar a plataforma completa oferecida pela companhia, incluindo recursos como gestão de fornecedores, cadeia de suprimentos, procurement e serviços para compradores.

Para o projeto, a Natura contou com apoio da SouthEnd, empresa argentina especializada na solução Ariba.

"Buscamos um canal de nicho porque entendemos que é importante contar com um parceiro muito focado e especializado para um projeto como esse", ressalta Orlando Petrachin Junior, senior IT project coordinator da Natura.

O projeto terá também uma dimensão de recursos humanos, visando aumentar o uso do software pelos 95 colaboradores da área de compras. 

A plataforma está em processo de implantação em nuvem privada. O sistema será integrado ao ERP ECC da SAP, em uso na Natura no modelo on-premise.

No futuro, a empresa pretende migrar para a versão SAP Hana do software de gestão.

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, tem mais de 1,7 milhão de consultoras.

A empresa faz parte da Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop, que registrou R$ 9,9 bilhões de receita líquida em 2017. 

Nos últimos anos, a Natura tem investido em projetos de transformação digital e inovação. Uma das ações foi o lançamento de um aplicativo para consultoras em 2016.

Há cerca de oito meses, a companhia adotou o sistema IBM Watson Marketing com o objetivo de aprimorar a comunicação customizada para consultoras de venda.

Em julho, a empresa ficou em 3º lugar em um ranking do 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a grandes empresas, sobre as companhias mais engajadas no ecossistema de inovação brasileiro.

A solução SAP Ariba atende a mais de três milhões de empresas em 180 países do mundo, incluindo mais de 11 mil no Brasil. A Ariba foi adquirida pela SAP em 2012 por US$ 4,3 bilhões.

*Júlia Merker cobre o SAP Fórum, em São Paulo, a convite da SAP.

Júlia Merker