Embratel lança novo satélite para telecomunicações. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Embratel anunciou o lançamento de seu novo satélite Star One C3, com o objetivo de ampliar a capacidade de telecomunicações da empresa, visando as novas demandas com o Pré-Sal e Olimpíadas.

Projetado pela Star One, subsidiária da Embratel, o novo satélite é resultado de um investimento de US$ 260 milhões.

O lançamento foi realizado na base de Kourou, na Guiana Francesa, por foguete da empresa francesa Arianespace. A fabricação do modelo ficou por conta da empresa americana Orbital Sciences Corporation.

Pesa cerca de 3 toneladas e possui configuração de 28 transponders (receptores e transmissores de sinais) em Banda C e 16, em Banda Ku. A Banda C garante a oferta de sinais de voz, TV, rádio e dados, incluindo Internet.

Com o novo satélite, a Star One também pretende assegurar a continuidade das aplicações em operação no satélite BrasilSat B3 e possibilita, ainda, a oferta de novos serviços de Internet de alta velocidade e de última milha (acesso do usuário diretamente à rede da operadora).

"O anúncio de hoje é estratégico para o grupo América Móvil, que controla no Brasil a Embratel, pois amplia nossa capacidade satelital tanto para aplicações atuais como novas demandas que irão surgir", afirma José Formoso, presidente da Embratel e do Conselho de Administração da Star One.

Nas próximas semanas, o novo satélite será estacionado em sua posição orbital final pelos engenheiros da Star One e da Orbital.

O controle do satélite será feito integralmente pela Star One, a partir de sua estação localizada no Teleporto de Guaratiba, no interior do Rio de Janeiro.

STAR ONE

A brasileira Star One é a maior operadora de satélites na América Latina, atualmente operando cinco satélites GEO (Star One C1, C2, C3 e C12 e Brasilsat B4), e dois em órbita inclinada (Brasilsat B2 e B3).

A capacidade destes satélites suporta toda uma gama de soluções para clientes dos segmentos de telefonia, TV, TV por Assinatura, dados e redes corporativas.