Steve Lucas. Foto: divulgação.

A rivalidade Samsung-Apple continua em tração. Seguindo os passos da empresa de Cupertino, os sul-coreanos anunciaram uma parceria com a SAP para ganhar força no mercado corporativo.

O anúncio da marca asiática vem poucos meses depois de uma parceria formada pela Apple com a IBM, em que as duas companhias desenvolveriam aplicações corporativas otimizadas para uso em dispositivos Apple.

No caso das fabricantes, as parcerias tem como objetivo usar o peso de marcas tarimbadas no meio empresarial para emplacar seus dispositivos e aplicações. A SAP e Samsung divulgaram na terça-feira, 11, um comunicado falando deste propósito.

"As companhias colaborarão para desenvolver sobre a popularidade e alcance das inovações da Samsung e das plataformas móveis da SAP", destacaram as empresas em nota.

De acordo com as empresas, um dos focos é o varejo, que já vem na mira da SAP nos últimos meses. No caso da Samsung, o plano é bater de frente com a Apple em pagamentos móveis, competindo com o recém-lançado Apple Pay.

Além disso, a parceria prevê aplicações em marketing e experiência de consumidor, desde atendimento, pagamento e variedade de produtos. O segmento de óleo e gás também será um dos focos iniciais, com aplicações SAP casadas com produtos Samsung específicos para o setor.

O acordo também prevê a adição de novos aparelhos ao portfolio de wearables da Samsung e outros aparelhos voltados ao segmento corporativos, reforçando-os com novos recursos de segurança e aplicações otimizadas para os softwares da SAP.

Para analistas, a manobra é uma forma da Samsung se recuperar frente à liderança da Apple junto a usuários em empresas. Conforme o TechCrunch, no mercado corporativo norte-americano, a marca asiática perde feio, tanto em uso de redes quanto em vendas de produtos.

Em 2013, a Samsung já havia anunciado medidas para tentar vencer na frente empresarial, ao lançar versões do Galaxy S4 com a camada Knox, otimizada para o uso em ambientes de trabalho. Entretanto, o lançamento não vingou.

Para Steve Lucas, presidente da SAP Platform Solutions Group, a parceria vem para atender a um mercado em que as aplicações precisam casar com tendências em mobilidade em um ambiente integrado, envolvendo dispostivos móveis, wearables e Internet das Coisas.

"Através de nossa parceria com a Samsung, estamos trabalhando em planos de oferecer uma experiência premium no segmento empresarial para nossos clientes", destacou Lucas.