André Bretas, diretor de Small Business da Totvs.

A Totvs passa a oferecer novas soluções para micro e pequenas empresas. Por meio de parcerias, a companhia ingressará nos setores de beleza e estética, petshop e de supermercados.

Os softwares foram desenvolvidos em conjunto com a MMtools, Vetwork e PC Sistemas, respectivamente, e serão comercializados pela Totvs. 

Com a parceria, as soluções ganham capilaridade de venda em todo o país por meio dos canais da companhia e a Totvs expande seu portfólio para micro e pequenas empresas. 

“Com o intuito de ampliarmos nossa presença nas micro e pequenas empresas, realizamos uma pesquisa de mercado para identificar os setores com maior previsão de crescimento e suas principais demandas. Com base nessas informações, buscamos parceiros que oferecessem soluções com o mesmo direcionamento da companhia: inovadoras, simples e na nuvem”, afirma André Bretas, diretor de Small Business da Totvs.

A solução Série 1 Beleza e Estética powered by MMtools é voltada para salões de beleza, spas e clínicas de estética. 

O software permite, além de gestão administrativa e financeira, o agendamento inteligente.

“Por meio de um dispositivo móvel, os clientes poderão agendar, cancelar ou modificar o horário de atendimento por um aplicativo para smartphone e tablet. A solicitação aparecerá automaticamente na agenda do estabelecimento, simplificando o agendamento e o controle dos horários” explica Bretas. 

A ferramenta também simplifica o acompanhamento da disponibilidade de horário dos profissionais com base na escala de trabalho e integração com feriados e o controle do tempo de execução dos serviços por profissional. 

O produto será comercializado por a partir de R$ 60 mensais.

Outra ferramenta lançada pela companhia é o Totvs Série 1 Petshop powered by Vetwork, voltado para petshops e clínicas veterinárias. Entre as funções estão o agendamento de consultas e controle de atendimento aos animais.

A ferramenta conta com um prontuário eletrônico, em que ficam registrados todos os procedimentos clínicos, como exames, vacinas e receitas, e os documentos e relatórios de atendimentos clínicos.

Com a ferramenta será possível também elaborar ações de marketing, com envio automático de SMS e e-mail marketing, como campanhas para aniversários dos animais e de clientes e lembrete de compromissos e vacinação.

A solução será comercializada por a partir de R$ 59,90 por mês.

Já a solução para supermercados visa atender as necessidades dos estabelecimentos de pequeno porte do setor com uma solução para gestão financeira, comercial, operacional e fiscal que contempla desde a pré-venda até o check-out. 

A ferramenta foi desenvolvida pela PC Sistemas, empresa adquirida pela Totvs em 2013, e será comercializada por valores que começar em R$ 109,90 ao mês.

Das novas ofertas, a de supermercados é a única que não está hospedada na nuvem. Por ter uma operação mais complexa, que exige um controle de diferentes departamentos da empresa, como o check-out, o açougue e a padaria, o segmento exige uma implementação presencial.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), até o final de 2013 a Totvs dominou a faixa que envolve empresas que possuem entre 170 e 700 teclados, com 41% de participação, ante 24% da SAP, 17% da Oracle e 18% de outras empresas.

No segmento de empresas menores, com até 170 teclados, a liderança da Totvs é mais significativa, com 52%, frente a 9% de SAP e Oracle e um número importante de outros, com 30%.

Quando a faixa muda para empresas com mais de 700 teclados, a empresa alemã passa a ser a líder, pouco mais da metade do mercado, 52%, contra 21% da Oracle, 20% da Totvs e 7% de outras empresas. 

A Totvs registrou R$ 68,1 milhões de lucro líquido no terceiro trimestre de 2014. O índice alcançou alta de 20,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

A receita líquida cresceu 8,6% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior e contabilizou R$ 445,6 milhões.