Claudinei Vieira, DPO da Marketdata. Foto: Divulgação.

A Marketdata, empresa de marketing orientado a dados do Grupo WPP, acaba de contratar Claudinei Vieira como DPO (Data Protection Officer).

O executivo é ex-diretor de CyberSecurity, Privacidade e Compliance da PwC Brasil.

A criação do cargo tem relação com a aprovação da nova Lei de Proteção Geral de Dados, colocada em vigor pela União Européia em agosto de 2018. Veira é um dos primeiros profissionais com a posição no Brasil.

A Marketdata trabalha com CRM, business intelligence, business analytics e inteligência artificial para gerar resultados de engajamento e vendas para as marcas.

Entre os desafios do novo DPO está a organização dos dados e do inventário dos clientes, entendimento e qualificação do que é ou não dado sensível, revisão das políticas de privacidade da empresa e análise crítica das campanhas para que possa ser sempre validado o consentimento para o uso dos dados por parte dos usuários.

“Temos que lembrar que não há problema algum no mercado em usar dados de clientes para campanhas, mas é importante ter um consentimento explícito de todos os clientes no marketing orientado a dados. O maior desafio para o marketing das empresas será a implementação do direito de esquecimento”, afirma Claudinei Vieira, DPO da Marketdata.

Antes de entrar na Marketdata, Vieira atuou no contexto de riscos de segurança da informação, privacidade de dados, riscos regulatórios (Sox 404) e riscos de negócio (prevenção a perdas e fraudes). Ele atuou por 16 anos na PwC.

Fundada há 18 anos, a Marketdata tem 370 funcionários no Brasil e pertence ao Grupo WPP, holding britânica de empresas e agências de publicidade, comunicação, marketing e relações públicas fundada em 1971.