Lázaro Malta, CEO da Ahgora. Foto: divulgação.

A Ahgora Sistemas, catarinense que desenvolve tecnologias para gestão de pessoas, acaba de receber a certificação ISO 27001, que atesta as estruturas de segurança para proteção de dados.

Para o projeto, liderado pelo Comitê de Segurança da Ahgora, a empresa recebeu o auxílio da consultoria Ceteg. 

O processo aconteceu em seis encontros presenciais, além de horas adicionais de assistência on-line, terminando com a certificação obtida junto à certificadora Tüv Nord Brasil.

"Alcançar a ISO 27001 é um reflexo do trabalho contínuo e árduo de nossa equipe de segurança em ajudar a garantir que operamos em um padrão de classe mundial”, afirma Lázaro Malta, CEO da Ahgora. 

A ISO 27001 é uma norma internacional criada pela International Standardization Organization (ISO) e descreve como gerenciar a segurança da informação em uma organização, além de especificar as melhores práticas de gerenciamento de riscos. Sua versão mais recente foi publicada em 2013.

No Brasil, 110 empresas eram certificadas na última pesquisa oficial da ISO, divulgada no início de 2019. Este número corresponde a cerca de 35% das empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores (B3). 

A maioria delas são consultorias especializadas em segurança, operações de data center, certificação digital e grandes companhias como a Totvs.

Apesar do baixo índice, nos últimos anos o selo aparece no topo da lista de crescimento da pesquisa anual e deve continuar avançando devido às leis de proteção de dados pessoais.

Fundada em 2006, a Ahgora Sistemas tem sede em Florianópolis e utiliza ferramentas baseadas em internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e computação em nuvem para gerenciar colaboradores em tempo real.

A empresa conta com mais de 3 mil clientes, o que significa 850 mil colaboradores utilizando suas plataformas. Em 2019, a companhia alcançou um crescimento de 50% e, para 2020, a meta é chegar próximo aos R$ 100 milhões de faturamento.