Fase de operação restrita do Pix acontece até o dia 15 de novembro. Foto: divulgação.

O AL5 Bank, banco digital cuiabano criado em 2019, adotou uma aplicação desenvolvida pela DB1 Global Software, empresa especializada em software e tecnologias sob demanda do Grupo DB1, para cadastrar as primeiras chaves do Pix na fase de operação restrita da ferramenta.

Em junho deste ano, a empresa iniciou o trabalho na aplicação, que foi necessária para atender todos os requisitos mínimos do Banco Central na primeira fase de homologação do novo meio de pagamento.

Com a aplicação, é possível que o cliente tenha visibilidade e acompanhe a transparência do processo na criação e portabilidade de sua chave Pix de uma instituição financeira a outra. 

Segundo a empresa, em muitos outros bancos esse processo não fica claro ou acaba por gerar erros e inconsistências.

“A metodologia de trabalho e a qualidade técnica da squad da DB1 responsável pela criação da aplicação acabaram nos dando tranquilidade durante todo o processo. A transparência nas tomadas de decisão deixou claro o potencial da DB1 para o desenvolvimento desta aplicação”, afirma Patrícia Michelli Alves de Lima, diretora administrativa financeira do AL5 Bank.

O AL5 Bank já era cliente da DB1 Global Software, que adicionou funcionalidades voltadas à gestão de crédito consignado ao aplicativo do banco e incluiu recursos de segurança e certificado digital, além de uma área de transferência para outros bancos e de aprimorar a experiência do usuário.

Já o cadastro de chaves Pix começou no dia 5 de outubro, para as pessoas identificarem a conta para receber pagamentos e transferências. No dia 3 de novembro, teve início a fase de operação restrita, que se estende até o dia 15 deste mês.

Nesta fase, fazer um Pix estará disponível apenas para alguns clientes escolhidos pelas próprias instituições financeiras. Já o recebimento por Pix, por meio do uso da chave ou da inserção manual dos dados, está disponível para toda a base de clientes das instituições.

No dia 16 de novembro, o Pix será oficialmente lançado e estará disponível para todas as pessoas e empresas com conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga em todas as 762 instituições aprovadas pelo BC.

O AL5 Bank foi criado pela Amaggi, companhia brasileira do agronegócio presente em todas as regiões do Brasil, além do Paraguai, Argentina, Holanda, Noruega, Suíça e China. Com 40 anos em operação, a empresa atua nas áreas de logística e operações, agro, commodities e energia.

Com sede em Maringá, no Paraná, o DB1 Group fechou 2019 com um faturamento de R$ 64,5 milhões, uma alta de 51% frente aos resultados do ano anterior.

O grupo conta com as empresas de diferentes segmentos, como Anymarket, Consignet, DB1 Global Software, Koncili, Eive, Predize e o robô Tinbot, mas seu principal negócio é o desenvolvimento de software, através do qual a empresa atende clientes como Ebanx, Senac-MS, Banco Neon, PagBem, Softplan e Linx.