Quais são as marcas mais mencionadas no Twitter entre as grandes. Foto: flickr.com/photos/jonahgrant

A agência JWT Brasil lançou um site que avalia popularidade das marcas mais valiosas do mundo no Twitter em tempo real, o The Most Tweeted Brands (MTB).

Utilizando o ranking anual BrandZ, da Millward Brown, a plataforma rastreia a popularidade das empresas considerando todas as menções feitas em mais de 200 países.

São processados em média mais de dois milhões de tuítes em todo o mundo para as marcas monitoradas por dia.

Ao todo são 149 marcas, incluindo nesse número as 100 mais valiosas do mundo e as 49 mais valiosas do Brasil.

Conforme a agência, a Petrobras é a única marca brasileira que está presente em ambos os rankings da BrandZ.

Dentro da rede social de 140 caracteres, a marca que os brasileiros mais mencionam é o Facebook, com uma média de 35% do total de tuítes. O país é o que mais fala sobre Facebook, com 13% do total de tuítes.

As marcas que se destacam constantemente na briga pelo segundo lugar são Apple, Google, Amazon, Samsung e Disney.

Já IBM, a segunda mais valiosa, não costuma ficar entre as 20 mais comentadas do Twitter. A Microsoft alcançou o 3º lugar no ranking geral quando lançou o Windows 8.

As informações podem ser visualzadas pelo ranking das mais mencionadas, por país e ainda por região.

Segundo a agência, o próximo passo é oferecer diferentes opções de customização, como um maior histórico de menções e análises qualitativas.