Michael Dell. Foto: divulgação.
Uma expressão de tranquilidade era evidente no rosto de Michael Dell em seu discurso de abertura do Dell World 2013, evento mundial da empresa iniciado em Austin nesta quinta-feira, 12.
Afinal de contas, este era o seu primeiro pronunciamento oficial após completar o processo de fechamento de capital da empresa que fundou em 1984.
"Me sinto como se estivesse na maior startup do mundo", disparou o executivo, que de um dormitório na Universidade do Texas, criou um negócio avaliado em US$ 24,4 bilhões, o preço pelo qual Dell e o fundo Silver Lake compraram as ações da empresa.
Para Dell, livre das amarras de acionistas, relatórios trimestrais e outros compromissos, a nova posição da companhia resultará na aceleração de iniciativas de inovação e a busca de novos mercados.
O plano anunciado pelo empresário vem no rastro da estratégia adotada nos últimos anos, em que a companhia investiu cerca de US$ 10 bilhões na aquisição de 18 empresas, como Wyse, Quest, Compellent e Kace, entre outras.
Durante o keynote, falando para colaboradores, parceiros e jornalistas, Dell admitiu que este é um novo começo para a empresa. O sentimento é ilustrado em uma nova campanha publicitária que será veiculada a partir de 2014, quando a fabricante completará 30 anos.
Para o CEO, o novo começo significa inovação, e com isso ele quer dizer soluções de ponta-a-ponta, deixando de ser primordialmente uma fornecedora de soluções de hardware e investindo agressivamente em outros segmentos.
"Agora como uma companhia privada, temos a liberdade para fazer os movimentos ousados que são necessários. Nos sentimos livres e isso liberou a energia e criatividade em nossa empresa", revelou Dell.
Um dos novos anúncios neste sentido foi a criação de um novo fundo de venture capital da empresa, que investirá US$ 300 milhões em 2014, apoiando empresas iniciantes, com aportes de US$ 3 a 15 milhões.
Para estruturar a nova Dell, foram definidos quatro pilares para sua operação: transformar, conectar, informar e proteger, envolvendo áreas e produtos como equipamentos, software, serviços, segurança, big data e nuvem em ofertas integradas e escaláveis para diferentes negócios.