Alexandre Graff, general manager da FICO para América Latina.

A FiCO, multinacional especializada soluções de análise de dados para a área de crédito, acaba de adquirir a GoOn LLC, uma consultoria brasileira com especialização em consultoria de gestão de risco nessa área.

Fundada em 2002, a GoOn fornece consultoria de risco para todo o ciclo de vida do crédito ao consumidor. A companhia conta com clientes dos setores de serviços bancários, varejo, cartões de crédito, empréstimos estudantis, seguros e imobiliários. 

Além disso, a empresa já treinou mais de 12 mil profissionais de gestão de crédito em empresas brasileiras. Os consultores e demais funcionários da GoOn continuarão como parte da FICO.

“Como parte da FICO, traremos profundidade técnica ainda maior para os concessores de crédito brasileiros, bem como analíticos mais avançados”, afirma Fernando Manfio, fundador da GoOn.

Fernando Manfio fez carreira nos setores de gestão de risco de instituições financeiras como Citigroup, Fininvest e Itaú nos anos 80 e 90.

Luiz Ernesto Broad Acatauassú Nunes, outro dos sócios, também tem uma carreira em gestão de riscos, incluindo uma passagem de 10 anos no Santander, onde foi foi superintendente de riscos para varejo.

O atual CEO, Fabio Kruzich, entrou na empresa em 2015, vindo da Leader, rede varejista onde responsável pela parte de CRM e Trade Marketing.

“À medida que crescemos no Brasil e em toda a América Latina, nossos clientes exigem o tipo de consultoria de nível global que a GoOn oferece”, ressalta Alexandre Graff, general manager da FICO para América Latina.

Segundo a FICO, cerca de 95% das instituições financeiras globais usam soluções FICO e 70% das aprovações de cartão de crédito no mundo passam por sistemas da empresa.

A companhia está desde 1998 no Brasil, mas foi a partir de 2013 que o país se tornou a base para a operação latino-americana da companhia.