Companhia já tem um centro em Porto Alegre. Foto: flickr.com/photos/ddebold.

A HP inaugurou nessa quinta-feira, 13, um novo centro para oferecer serviços de desenvolvimento, gestão e integração de aplicações dos clientes em Araraquara, São Paulo.

O local fará parte da rede global Industrialized Delivery System (IDS), que utiliza métricas para medir performance e estimular a melhora, automação e inovação em processos.

“Com a inauguração deste novo centro, que passa a fazer parte da rede global de desenvolvimento da HP, elevamos os níveis de serviço para os clientes e também nossa competitividade”, afirma Luciano Corsini, presidente da HP Brasil e Vice-Presidente da HP Enterprise Services no País. 

A instalação faz parte da estratégia da empresa em reforçar as operações de software e serviços destinados ao meio empresarial e, possivelmente incrementar a receita da baixa da venda dos computadores, que caiu 10,3%.

Segundo afirma Corsini, a cidade foi escolhida por estar próxima a universidades, pólos tecnológicos e à sede da HP, localizada na capital. 

“Temos na região profissionais de excelente qualidade, capazes de tirar proveito do compartilhamento de conhecimento para criar aplicações ainda melhores para nossos clientes”, destaca o executivo.

Inicialmente, trabalham do local 400 profissionais de tecnologia e a expectativa é de que o quadro de colaboradores aumente aproximadamente 30% em 2015. Entre as possíveis vagas estão: desenvolvedor de aplicações, gerente de projetos e arquiteto de aplicações. 

Além disso, a HP espera um aumento de certificações organizacionais (ISSO 20000 e CMMI), certificações profissionais e aceleração do programa de estágio em parceria com universidades da região. 

Globalmente, a companhia está trabalhando para avançar com a nuvem, mobilidade, mídias sociais e tecnologias habilitadas por aplicações. 

“A integração do novo centro com IDS’s do mundo todo oferece aos clientes consistência de qualidade, integração e gestão de conhecimento, o que torna a entrega de aplicações ainda mais eficiente”, acredita Jose Roberto Cordeiro, diretor de negócios da HP Enterprise Services no Brasil.

A HP já possui outro centro de desenvolvimento de software em Porto Alegre. No mundo, possui centros desse tipo na Argentina, Costa Rica, Espanha, Austrália, Nova Zelândia, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Globalmente, a companhia possui 1 mil clientes empresariais em 90 países na área de software.