Software AG e WIpro se unem para IoT. Foto: divulgação.

A Software AG firmou um acordo com a multinacional indiana de TI Wipro para o desenvolvimento de soluções voltadas ao mercado da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), de olho em oportunidades com a nova tendência.

As duas companhias anunciaram juntas o lançamento de uma plataforma conjunta para streaming analytics, que fornece inteligência acionável em tempo real orientada à IoT. A Wipro desenvolveu a ferramenta baseada em uma tecnologia de big data da alemã.

Segundo destacam as companhias, o esforço conjunto funciona como uma plataforma para outros sistemas, com capacidades de integrar, capturar, analisar e responder a dados. As verticais de finanças, manufatura, supply chain e telecomunicações são possíveis focos para a solução.

"Os componentes da solução incluem um mecanismo de análise em tempo real, tecnologia in memory de banco de dados, interface de usuário em tempo real e combinação de outras tecnologias", detalham as companhias.

Conforme explicam as empresas, a ferramenta pode ser executada tanto em cloud quanto on premise. Em cloud, os algoritmos ficam acessíveis por sensores e dispositivos digitais, sendo que ações como atualização de processos, respostas a eventos e comportamento de máquinas possam ser facilmente implementadas.

Segundo dados de analistas, o potencial para o mercado da IoT é alto. De acordo com estudo da Accenture, o uso de internet das coisas em ambiente industrial pode contribuir com US$ 14,2 trilhões para a produção mundial até 2030.
 
Mesmo assim, ainda deve levar um tempo. Para o Gartner, uma grande parte das organizações não têm uma estratégia de negócios estabelecida nem liderança técnica direcionando esforços para as iniciativas de IoT.
 
“Ainda é algo novo. Apenas uma pequena minoria tem implantado soluções em um ambiente de produção", comentou Nick Jones, vice-presidente da consultoria, em comunicado.