A ZTE planeja conduzir testes de recargas sem fio para transporte público em 2015. Foto: Reuters.

A fabricante chinesa de smartphones ZTE planeja investir um total de US$ 560 milhões em uma tecnologia de carregamento de bateria sem fios nos próximos dois anos. A informação foi passada para a Reuters pelo diretor de estratégia corporativa da ZTE, George Sun.

Sun disse também que a companhia assinou acordos com mais de 20 cidades na China para fornecer tecnologia de carregamento de baterias sem fios para transportes público, impulsionando a indústria de carros elétricos do país.

"Até agora os comentários dos governos locais são muito positivos. Solucionamos a maior dor de cabeça da recarga de carros elétricos para os governos locais", disse Sun.

A ZTE planeja conduzir testes pré-comerciais de recargas sem fios para transporte público em um número de cidades chinesas que pode ir de 50 a 100 em 2015, disse Sun.

Ele acrescentou que a ZTE está em conversas com várias montadoras chinesas e estrangeiras sobre possíveis colaborações em tecnologia de carregamento sem fio para veículos, mas não quis aprofundar o assunto.

A tecnologia de recarga sem fios economiza espaço, permitindo que governos a instalem em terminais de ônibus ou estacionamentos, embora os custos para equipamentos sem fios sejam mais altos em comparação a instalações tradicionais de recarga.