Ativas firma parceria com Quantum. Foto: divulgação.

A Ativas, empresa nacional de soluções em gestão, firmou um contrato com a multinacional Quantum para desenvolver e oferecer novas soluções de backup em nuvem.

Segundo a companhia nacional, o acordo visa aproveitar o crescimento do mercado quanto ao gerenciamento de conteúdo em nuvem, bem como a oferta de soluções para Big Data.

Para isso, o plano é usar a expertise da Quantum em scale-out-storage e proteção de dados, com aplicações de cloud content manager (gerenciamento de conteúdo na nuvem) e big data (armazenamento de gestão de dados não estruturados).
 
“Com a nova oferta, garantimos não só a performance do backup na nuvem,  mas também a economia de 50% da área de armazenamento de informações”, ressalta Antonio Phelipe, diretor de Tecnologia da Ativas.

De acordo com o executivo, os processos envolvidos - backup (cópia), restore (recuperação de dados)  e criptografia (salvar de forma segura) - são realizados, simultaneamente, sem a perda ou a redução de desempenho, o que foi um dos diferenciais para a aliança com a Quantum.

"Com isso, SLAs serão elevados e os clientes ganharão em produtividade, gerenciando e protegendo seus dados estratégicos e gerando valor ao negócio", completa Phelipe.

Para Samuel Baccin, country manager da Quantum do Brasil, as grandes vantagens de estabelecer uma parceria com a Ativas é seu posicionamento no mercado e seu programa de expansão, o que aumenta muito a capilaridade de atendimento pelo país.

"Nossa expectativa é promover um futuro com ofertas mais competitivas no mercado e ainda contar com a carteira de clientes de uma grande fornecedora" diz Baccin.

A Ativas, empresa mineira que pertence aos grupos Asamar e Cemig, oferece soluções inovadoras em cloud computing e no modelo de software como serviço (SaaS). O data center da Ativas, localizado em BH, possui certificações internacionais como Tier III da Uptime Institute.