A IBM quer adotar a tecnologia do bitcoin para outras moedas. Foto: Julia Zakharova/Shutterstock.

A IBM está pensando em adotar a tecnologia subjacente ao bitcoin, conhecido como "blockchain", para criar um sistema de pagamento digital para as principais moedas.

O objetivo é permitir que as pessoas transfiram dinheiro ou façam pagamentos instantaneamente utilizando esta tecnologia, sem precisar de um banco e economizando nos custos de transação, de acordo com a Reuters.

As transações estaria em um razão aberto da moeda de um país específico, como o dólar ou euro, disse a fonte, que não quis ser identificado por causa de uma falta de autorização para discutir o projeto em público.

O blockchain - uma lista de todas as operações de uma moeda digital - é visto como grande inovação tecnológica do bitcoin, que permite aos usuários fazer pagamentos de forma anônima, de imediato, e sem regulamentação do governo.

Ao invés de armazenada em um servidor separado e controlada por um indivíduo, empresa ou banco, a contabilidade é aberta e acessível a todos os participantes da rede bitcoin.

O sistema de moeda digital proposto funcionaria de forma semelhante.

A IBM é uma de uma série de empresas de tecnologia que buscam expandir o uso da tecnologia blockchain para além do bitcoin, a moeda digital lançada há seis anos.

A empresa tem estado em conversações informais sobre um sistema como esse com uma série de bancos centrais, incluindo a Reserva Federal dos EUA, disse a fonte da Reuters. Se os bancos centrais aprovarem o conceito, a IBM vai construir a infraestrutura para o projeto.