Valdinei Santana.

A Pelissari, consultoria SAP sediada em Curitiba, acaba de se associar à ABII - Associação Brasileira de Internet Industrial, entidade baseada em Joinville.

A ABII foi fundada em agosto do ano passado pela FIESC, em parceria com a Pollux Automation e a Embraco.

A criação da Associação Brasileira de Internet Industrial é inspirada no consórcio internacional (Consórcio de Internet Industrial - IIC) criado em 2014 nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela AT&T, IBM, GE e Intel.

A Internet Industrial é um dos vetores para a criação de um um novo tipo de manufatura com um uso pesado de sensores dentro da chamada Internet das Coisas, mas também produção automatizada e análise de grandes volumes de dados na nuvem, abordagem que é conhecida como Indústria 4.0.

Dona de um setor manufatureiro muito avançado, a Alemanha é um dos países líderes na discussão. A SAP, uma multinacional alemã com forte presença na área de manufatura, tem falado muito em indústria 4.0.

“Junto com outros associados da ABII, vamos levar ao mercado soluções para atender as necessidades de convergência entre tecnologia da informação e tecnologia operacional”, afirma Valdinei Santana, diretor desenvolvimento de Negócios da Pelissari.

A Pelissari tem grandes nomes do setor de manufatura e industrial na sua base de clientes, incluindo Randon, Tigre, Marcopolo, Renault e a Embraco, uma das fundadoras da ABII.