Élcio Ferreira, gerente de TI da Óticas Diniz. Foto: Divulgação.

A Óticas Diniz, rede de varejo óptico fundada em 1992, contratou a Mandic Cloud Solutions para um projeto de migração de informações para um ambiente em nuvem.

Antes do trabalho, o grupo atuava com mais de 30 servidores físicos espalhados pelo Brasil.

A migração durou aproximadamente três meses. Atualmente, mais de 300 lojas estão divididas entre a nuvem da Mandic Cloud e de outro parceiro da ótica, enquanto ainda existem franqueados com servidores próprios.

A rede tem atualmente um crescimento de 80 a 100 lojas inauguradas por ano, o que exige flexibilidade e rapidez para o acesso às informações.

“Com a Mandic ganhamos estabilidade e flexibilidade para acompanhar o crescimento. Com o painel de controle, podemos visualizar a performance e avaliar a necessidade de expandir ou reduzir servidores”, explica Élcio Ferreira, gerente de TI da Óticas Diniz.   

Além de auxiliar na migração das informações para a nuvem, a Mandic Cloud faz um trabalho contínuo de manutenção e sustentação do ambiente para a empresa, lidando com situações como upgrades emergenciais, alteração de firewall para ativação de novas franquias, gestão de picos de acesso no ambiente, aumento de demanda, entre outros.   

“Buscamos desempenhar um papel de facilitadores. Por exemplo, mesmo se alguma aplicação está com um incidente que seja necessário mais tempo para resolver, temos a flexibilidade de entregar uma estrutura que suporte as aplicações e paralelamente desenvolvemos o serviço mais complexo para resolução do problema”, explica Simone Cancello, analista de qualidade da Mandic Cloud Solutions. 

A Mandic tem sede em São Paulo e escritórios em Maringá e Rio de Janeiro. A companhia atendeu 1 mil clientes em 2018 e conta com mais de 250 profissionais.