O Grupo Pneustore adquiriu a Itaro. Foto: Divulgação.

O Grupo Pneustore, vertical focada em pneus e autopeças do Grupo Cantu, anuncia a aquisição da Itaro, empresa que combina a venda online de produtos como pneus, acessórios e peças com a oferta de serviços automotivos por meio de uma rede de mais de 700 oficinas parceiras. 

Assim, o Grupo Pneustore passa a reunir as marcas Pneustore, Pneusfácil, Loja de Pneus Km de Vantagens (parceria com a Ipiranga) e Itaro, somando um faturamento anual na casa de R$ 500 milhões.

Com a junção das operações, a estimativa de crescimento é de 30% em 2017, com mais de 100 mil pneus vendidos por mês, 16 centros de distribuição em todo o país e mais de 15 mil produtos ofertados.

Para Beto Cantu, presidente do Grupo Pneustore, a aquisição complementa a estratégia da empresa em ofertar autopeças, acessórios e serviços para o setor automotivo. 

“A equipe da Itaro é muito experiente em e-commerce e tem feito um ótimo trabalho, trazendo para o mercado um modelo totalmente inovador para a compra e troca de peças, acessórios e pneus para automóveis. Além disso, o conceito de oferecer um serviço completo ao cliente e a integração com as oficinas parceiras também nos chamou muito a atenção”, detalha.

Os fundadores da Itaro, Jan Riehle (CEO) e Ricky Sperber (COO), estarão envolvidos na integração das operações entre as companhias durante o primeiro semestre de 2017. 

“A fusão é uma ótima oportunidade para a Itaro, não apenas para elevar o volume de transação por meio dos negócios offline do Grupo, como permitir à Itaro melhorar ainda mais a sua rentabilidade e também consolidar a posição da empresa como líder em inovação no e-commerce automotivo”, diz Riehle.

Atualmente, a loja conta com mais de 700 oficinas parceiras em todo o país, que podem oferecer serviços e a instalação dos produtos adquiridos via e-commerce. Agora, com a chegada do Grupo Pneustore, o número de oficinas parceiras chegará a cinco mil. 

“Um dos pontos da nova estratégia é fazer com que todos esses parceiros possam oferecer serviços em um marketplace, que ainda está em desenvolvimento”, explica André Bortolanza, head da operação de e-commerce do Grupo.

As três lojas virtuais do grupo continuarão a existir, mas com posicionamentos diferentes. A Itaro.com.br será a loja focada na conveniência, fazendo one-stop-shop e oferecendo instalação dos produtos em oficinas parceiras. 

Já a Pneusfacil.com.br terá um perfil mais técnico, com informações relevantes, buscando atingir o cliente mais criterioso, que entende mais do seu automóvel e busca por informações mais detalhada.

A loja que leva o nome do grupo, Pneustore.com.br, será focada na diversidade de produtos.

O Grupo Pneustore pertence do Grupo Cantu, presente no mercado há quase 50 anos, com atividades nos mercados de transporte, alimentos, bebidas, comércio exterior e revestimentos cerâmicos. 

Com atuação em todo o território nacional, o Pneustore é uns dos maiores distribuidores de pneus do Brasil, com 16 centros de distribuição, distribuídos pelos estados do RS, SC, PR, SP, ES, MG e PE.

Fundada em 2012 pelo empreendedor alemão Jan Riehle, a Itaro faturou cerca de R$ 10 milhões em 2013 e R$ 30 milhões em 2014. 

Em 2014, recebeu aporte Series A liderado pelo fundo brasileiro Astella Investimentos, e com participação de fundos estrangeiros, como o russo Simile, o ucraniano TA Ventures, o mexicano VARIV e o argentino IG Angels.