O InovaBra Habitat é um espaço de coinovação aberto pelo Bradesco em fevereiro. Foto: Divulgação.

A Algar Tech acaba de inaugurar um laboratório voltado para inovação no InovaBra Habitat, espaço de coinovação aberto pelo Bradesco em fevereiro.

Com o novo ambiente, o banco procura projetos de inovação para desenvolver internamente e oportunidades de investimento. O espaço ainda permite a conexão de grandes empresas e startups para iniciativas colaborativas de inovação.

O projeto do Bradesco é similar ao Cubo, espaço de empreendedorismo do Itaú Unibanco e da Redpoint eventures lançado em 2015. No ano passado, a empresa prometeu abrir uma nova sede para o projeto em 2018, que deve ampliar seu espaço em 4 vezes.

Enquanto a nova sede do Cubo deve ter 20 mil m², o Habitat foi aberto em um prédio de 13 andares, com 22 mil m³.

O Habitat conta hoje com mais de 100 startups, com previsão de chegar a 150 até julho. 

No espaço, a Algar buscará estreitar o relacionamento com o ecossistema de inovação, e promover encontros com clientes, prospects e parceiros para desenvolvimento de projetos relacionados ao aprimoramento da experiência dos clientes e usuários finais.

A companhia ainda participará da seleção de startups que compartilharão o espaço de inovação do Bradesco, além de integrar o Conselho do Inovabra Habitat.

"Estamos muito otimistas com essa novidade. É uma grande oportunidade de ampliarmos nosso ecossistema de inovação com criação de soluções disruptivas que vão aprimorar e até mesmo transformar nosso portfólio de ofertas, para atender nossos clientes nesta jornada de transformação digital", destaca Marco Aurélio Matos, CDO da Algar Tech.

No laboratório, a ideia é aprimorar o uso de metodologias ágeis e próprias de inovação e transformação digital, que facilitam o entendimento do negócio dos clientes e a aplicação de modelos de negócio sob medida. 

"Somos precursores em transformação digital nas soluções de atendimento com foco em eficiência e na melhor experiência do consumidor e usuários de tecnologia. Iniciativas desenvolvidas a partir da nossa atuação com os habitantes do Inovabra nos ajudarão a manter esse protagonismo", enfatiza Matos.

A empresa já conta com um laboratório de inovação em Uberlândia, onde realiza atividades como palestras, workshops, apresentações de cases, oficinas de metodologias ágeis, maratonas de programação, projetos de co-criação, entre outras.

O Habitada faz parte da plataforma de inovação do Bradesco, que conta ainda com o InovaBra Labs, InovaBra Startups, InovaBra Ventures, InovaBra Internacional, InovaBra Hub, InovaBra Polos e InovaBra Inteligência Artificial.