FAEL conta com nuvem pública da Dimension Data. Foto: Divulgação.

A Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), do Paraná, apostou em um projeto de nuvem pública da Dimension Data, multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI.

A instituição de ensino precisava adequar os sites informativos e de inscrição online, ampliando a infraestrutura de servidores para dar atendimento a um número crescente de interessados nos cursos oferecidos nas áreas de pedagogia e ´gestão. 

Segundo Marcelo Aguillar, CEO da Fael, devido a uma ação publicitária de abrangência nacional, o volume de usuários nos sites da faculdade aumentou significativamente. 

“Para não prejudicar os usuários com um site lento, ou com mau funcionamento devido aos picos de acessos, optamos por colocar nossos endereços eletrônicos na nuvem, a fim de ganhar elasticidade, agilidade e segurança na recepção dos novos alunos”, afirma Aguillar.

A faculdade precisava substituir o antigo parque de máquinas virtuais, que rodavam em servidores físicos que já não suportavam mais a carga dos websites. 

“Com a nuvem pública nós obtivemos um loadbalancer capaz de acomodar um número maior de atendimentos nos servidores virtualizados dedicados, elevando nossa excelência como instituição de ensino à distância”, explica o CEO. 

A filial da Dimension Data no Sul, baseada em Curitiba, no Paraná, é a responsável pelo fechamento de contrato com a Fael. 

A Dimension Data atua em 52 países e possui cerca de 15 mil colaboradores. No Brasil, a empresa atua desde 1995 com foco nas áreas de Comunicações Convergentes, Segurança e Gerenciamento de Serviços.

A Fael, com mais de 15 anos de mercado e cerca de 15 mil profissionais formados pelo ensino à distância (EAD), está localizada na cidade da Lapa, no Paraná. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu, técnicos, profissionalizantes e de extensão, além de manter projetos sociais, convênios com diversas instituições e parceria com o Prouni.