O Startup Weekend será focado em desafios da indústria. Foto: Divulgação.

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) sediará o Startup Weekend Industry, evento que acontece entre os dias 28 e 30 de junho, em Novo Hamburgo.

O objetivo do encontro é resolver desafios da indústria por meio de novas soluções tecnológicas. As atividades começam na sexta-feira à noite, com as apresentações das ideias trazidas pelos participantes e com a formação de pequenas equipes em torno das melhores propostas. 

Os grupos passarão o sábado buscando maneiras de resolver o problema do cliente, validando ideias e construindo protótipos com a ajuda de mentores. No domingo, as equipes apresentarão as soluções que encontraram e receberão feedbacks de profissionais especialistas. Ao final, as melhores propostas serão premiadas. 

Cristian Schlindwein, gestor de projetos da Abicalçados, destaca que, mesmo não sendo um evento específico para o setor calçadista, ele trará um leque amplo de possibilidade para todo segmento industrial, independente do ramo de atuação. 

“O setor calçadista, historicamente, é muito artesanal. Não perderemos essa característica, mas existem muitos processos que podem ser facilitados por meio de inovação e automação industrial, trazendo condições para melhorar a produtividade e o bem-estar para trabalhadores”, comenta. 

O Startup Weekend Industry é indicado para especialistas em tecnologia, desenvolvedores, designers, publicitários, empreendedores, profissionais de administração e profissionais das indústrias que queiram se desafiar e encontrar soluções para problemas do dia a dia.

Criada em 1983, a Abicalçados começou a representar as indústrias nacionais do setor calçadista a partir de 1990. A associação reúne cerca de 200 empresas, que respondem por mais de 70% do total produzido no Brasil (909 milhões de pares no ano passado). 

A Abicalçados trabalha com projetos de desenvolvimento das indústrias como o Future Footwear e o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA).