Foto: divulgação.
A Kibon, marca de sorvetes e picolés da Unilever, adotou uma solução de mensageria da Infobip, companhia croata de serviços de comunicação para empresas, para agilizar a comunicação com clientes via WhatsApp Business.
O projeto começou em março de 2020 com a ativação do canal junto à Meta, conglomerado de tecnologia que controla o WhatsApp, e a integração de interfaces de programação de aplicativos (APIs, na sigla em inglês).
Essa fase foi marcada pela construção de uma infraestrutura digital para suportar o novo canal de negócios B2B dentro da Kibon, sendo desenhado um fluxograma que mapeia os processos envolvidos no relacionamento com os clientes da empresa.
Como resultado, a solicitação de serviços (como manutenção de geladeiras da marca, por exemplo) aumentou de 6% para 11% ao longo do ano passado por meio do WhatsApp Business.
Através do canal de atendimento, os parceiros de negócios da Kibon podem se informar sobre descontos, realizar engajamento e tomar decisões de compra no horário que for mais conveniente.
O WhatsApp também está sendo usado em campanhas relâmpago com o auxílio do Moments, solução de engajamento do cliente da Infobip que envia mensagens segmentadas de acordo com os dados comportamentais e demográficos de cada parceiro.
O Moments contribui com a coleta de dados sobre as interações com cada cliente para o time a avaliar processos e, conforme o caso, realizar mudanças no fluxograma de mensagens.
Em uma ação, a Kibon utilizou o Instagram e o WhatsApp da marca junto à solução para vender sorvetes premium Magnum para clientes que não faziam pedidos há 30 dias.
Ao final de três dias, foi possível alcançar 10% de conversões por meio do aplicativo de mensagens e mais de 30.000% de retorno sobre o investimento.