ÓPTICA

Grupo Unidasul: rede GPON com Furukawa

13/06/2022 11:54

Implementação foi feita pela Viksul no novo centro de distribuição da supermercadista.

O Grupo Unidasul nasceu da união entre o Comercial Unida e o Comercial Rissul. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Unidasul, empresa do setor supermercadista com atuação no Rio Grande do Sul, adotou uma solução da Furukawa, fabricante voltada à infraestrutura de redes de comunicação e energia, em seu novo centro de distribuição.

A implementação foi feita pela Viksul, distribuidora gaúcha autorizada da marca.

Com a expansão das suas redes Rissul, de supermercados, e Macromix, de atacarejos, a companhia centralizou toda a sua operação logística em um novo centro de distribuição com capacidade para atender às suas 43 filiais.

Localizado em Esteio, cidade sede do Grupo localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, o novo pavilhão entrou em operação no início de 2020 e ocupa uma área de 50 mil metros quadrados.

Um dos desafios do novo local era a escolha da solução para a rede de comunicação, que deveria possuir cerca de 1,2 mil pontos e ser robusta para atender às aplicações utilizadas na empresa, como serviços de telefonia IP, WiFi, CFTV e controle de acesso.

“A construção de uma infraestrutura de rede em par metálico mostrava-se inviável, principalmente devido à dificuldade para acomodação dos switches. Para os 1,2 mil pontos de rede, seriam necessários no mínimo 12 racks, alguns deles instalados a 15 metros de altura, uma vez que não seria possível ter salas técnicas no meio da operação logística. E isso tornaria a manutenção muito difícil”, explica Marcelo Capela, coordenador de infraestrutura da Unidasul.

A solução adotada foi a Laserway, que se baseia em infraestrutura óptica Gigabit Passive Optical Network (GPON).

Segundo Marcelo Onofre, gerente de projetos da Viksul, a solução possui a vantagem de ter uma instalação modular e flexível, que permite crescer conforme a necessidade do cliente.

Para Capela, a gestão centralizada, a robustez dos ativos e a possibilidade de atualização em massa do firmware de mais de 200 terminais de rede, a partir da OLT, foram diferenciais que também pesaram na escolha da solução.

“Nos testes realizados, o Laserway apresentou uma ótima performance, mostrando que seria capaz de suportar a carga da operação, que é bastante robusta”, explica o coordenador da Unidasul.

Além do centro de distribuição, a rede baseada na solução Laserway atende as instalações da padaria e da transportadora do grupo, que ficam em outros prédios na mesma área, e já está dando suporte às aplicações de rede do novo Macromix São Leopoldo, inaugurado em abril.

“Ficamos tão satisfeitos com a tecnologia que decidimos expandir sua utilização para nossas filiais. Hoje só projetamos nossas novas unidades com tecnologia óptica GPON”, finaliza Capela.

Fundado em 2006, o Grupo Unidasul nasceu da união entre o Comercial Unida e o Comercial Rissul. Com mais de 6 mil funcionários, hoje é a terceira maior empresa do setor supermercadista do Rio Grande do Sul.

Entre suas principais marcas, estão 33 lojas do Supermercado Rissul e 10 do Macromix Atacado. Além disso, administra as marcas CBS Alimentos, Valore Alimentos, No Ponto Carnes, Estância Rissul, Amigo Pet e Num Instante. 

A companhia também detém as bandeiras de distribuição DecSul, Disbem e Supri Certo.

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, a Furukawa possui unidades industriais em Curitiba, Sorocaba e Santa Rita do Sapucaí. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina; Palmira, na Colômbia; e Mexicali, no México.

Fundada em 2008, a Viksul tem sede em Porto Alegre e é distribuidora autorizada de marcas como Furukawa, Seagate, Dell EMC, Digifort e Hewlett Packard Enterprise.

Veja também

TERCEIRIZADA
Grupo GR implanta soluções da Totvs

Projeto vai incluir ferramentas da linha Protheus voltadas ao RH e backoffice, além o Fluig.

GASOLINA
Petrobras adota ServiceNow com Wipro

Solução será usada para atendimento dos usuários de TI da empresa.

SAP
Petlove adota S/4 Hana

Projeto foi implementado pela NTT Data Business Solutions.

CAFÉS
Starbucks tem e-commerce com Adobe

Projeto é da Webjump, agência comprada pela Compasso no ano passado.

ALMOÇO
Sapore agiliza refeições nas empresas

Projeto de autoatendimento visa evitar filas e adiantar a demanda da cozinha.

CANA-DE-AÇÚCAR
Grupo Maringá adota solução da Versa

Com implementação feita pela Sencinet, a expectativa é gerar uma economia de 30%.