A Hibou criou o aplicativo Seu Real. Foto: Kaspars Grinvalds/Shutterstock.

A Hibou, empresa de monitoramento e pesquisa de consumo, criou o aplicativo Seu Real, que faz um comparativo de preços. Ao escanear o código de barra do produto, o app faz um levantamento com os valores do item em diversos estabelecimentos.

“A novidade do app é que o próprio usuário irá nos ajudar a aumentar a variedade de produtos oferecidos. Os itens já cadastrados por um usuário são compartilhados com todos, ou seja, a busca acaba sendo mais refinada e concreta, e ainda é possível monitorar as promoções”, diz explica Marcelo Beccaro, sócio da Hibou e idealizador do app.

Segundo o criador, nos aplicativos disponíveis hoje no mercado, o usuário precisar colocar muitos detalhes para encontrar o produto que deseja. No Seu Real, um simples scan do código de barra já expõe o valor sugerido, buscando imediatamente no mapa os estabelecimentos com o mesmo produto e valores atualizados. 

Quem usa o app pode criar listas próprias e dentro de cada uma delas incluir os produtos que estão faltando em casa e ainda os melhores preços. 

O aplicativo organiza as listas já pré-definidas e calcula o valor total da compra antes do usuário chegar ao caixa. Durante a cobrança, o comprador consegue checar se o valor da prateleira é o mesmo cadastrado no sistema do caixa.

Hoje o app tem 515 mil produtos catalogados, mas faltam as apresentações de preços por estabelecimento, o que depende dos usuários.

A Hibou tem Navi Carnes, DryCLean USA, Sequoia Desenvolvimento Imobiliário, CP+B,  Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor como clientes.

Segundo a empresa, com o app será possível levantar um índice de inflação mais verossímil - feito a partir de itens que realmente vão para a mesa do consumidor - e mapear as substituições motivadas pelo aumento de preço.