Painel disponibiliza informações diárias sobre a situação da pandemia no município. Foto: Cristina Leipnitz/PMPA.

A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) criou o portal Painel da Transparência Covid-19 com a DBServer, companhia de desenvolvimento de software sediada no Tecnopuc, para disponibilizar informações diárias sobre a situação da pandemia no município.

Com iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre e sob a coordenação da Secretaria da Transparência e Controladoria e da Secretaria da Saúde da cidade, a DB desenvolveu a solução tecnológica das áreas denominadas Dados sobre o Coronavírus e Distanciamento Social dentro do portal.

A empresa desenvolveu o layout, a arquitetura e atualização dos dados e gráficos dos painéis.

“Como se tratava de uma demanda urgente, conseguimos unir os esforços e desenvolver tudo em tempo recorde, a fim de que a prefeitura pudesse disponibilizar o portal para a população no tempo desejado”, conta Gervásio Scheibel, gestor da DBServer.

O portal traz o percentual de ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) das redes pública e privada, com detalhes sobre a quantidade de pacientes e de serviços especializados. 

Também apresenta os números diários e acumulados de casos confirmados de Covid-19, pacientes recuperados e óbitos, além de destaque para os números de testes disponíveis, já realizados e de casos descartados e em investigação.

“A disponibilização destes dados vai elevar o nível de transparência para as pessoas de nossa cidade, estamos felizes por termos participado deste projeto”, ressalta Eduardo Peres, diretor da DBServer.

Recentemente a DBServer desenvolveu a InCare com a PUCRS. Trata-se de uma plataforma de autodiagnóstico implementada pela força-tarefa do Instituto do Cérebro contra o coronavírus.

Outro projeto recém lançado foi um aplicativo desenvolvido para a Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens, voltado ao monitoramento e prevenção da Covid-19 junto aos colaboradores.

Fundada em 1993, a DBServer conta com uma equipe de cerca de 600 profissionais que atuam nas sedes em Porto Alegre e São Paulo. 

A empresa atende clientes como Carrefour, DASA, Grupo O Boticário, DELL, HPE, GetNet, Ipiranga, Unicred, Sicredi, Banrisul, Lojas Renner e Cia. Zaffari.