Ricardo Medina.

Ricardo Medina, ex-vice-presidente de vendas da SAP Brasil, acaba de ser promovido para a posição de vice-presidente de vendas para a rede de parceiros globais da empresa. 

O executivo terá a responsabilidade de fortalecer o aumento das vendas de licenças, serviços e aplicações complementares ao portfólio da companhia por parte dos parceiros de negócio e estabelecer novos acordos com os canais, além de ampliar os já existentes. 

Medina é analista de sistemas formado pela PUC-RS, com MBA em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e veio para SAP oriundo da Oracle, onde foi gerente de vendas On Demand por quatro anos. O profissional também passou por HP, Cumerlato & Schuster e RCM.

Em nota, a SAP também confirmou a contratação de Renata Rico, ex-diretora de parceiros para América Latina da Amazon Web Services no Brasil, para a posição de diretora de Cloud para a organização global de parceiros da SAP para a América Latina. 

A contratação de Renata já havia sido adiantada ainda em maio com exclusividade pelo Baguete Diário.

Essa será a segunda passagem da executiva pela SAP. Entre 1997 e 2001, ela foi gerente para o Brasil de Alianças Estratégicas, sendo encarregada de atividades de desenvolvimento de negócios e marketing com parceiros, canais e ISVs. 

Ambos executivos se reportarão à Sandra Vaz, que recentemente passou a ser vice-presidente da organização global de parceiros da SAP América Latina.

Um dos desafios da SAP é apoiar cada um dos seus parceiros para que possam explorar as oportunidades de mercado, trabalhando nos modelos OEM (Original Equipment Manufacturer), que permite ao canal customizar suas próprias soluções com ferramentas SAP pré-integradas, e nuvem gerenciada como serviço (Managed Cloud as a Service - McaaS).